From: Miguel Sousa Filipe <m3thos@×××××××.pt>
To: "Joao F. Serejo" <lx90@×××××××.pt>
Cc: gentoo-ppc-user@g.o
Subject: Re: [gentoo-ppc-user] airport help
Date: Fri, 11 Jul 2003 17:23:21
To all gentoo users, AirPort is well supported in linux and appears has a
regular ethX device when the driver is in the kernel (after inserting the
airport module, or after boot in case of built in support).

Ola' Joao!

Joao F. Serejo wrote:
> hy all. > > i just add finish up setting my new airport card bellow my kbd and the kernel boot > up recognizing the new "eth1". I'm using the benh tree (2.4.21-benh2) and its iBook2 > configurations with minor changes to adjust to gentoo-sources, and all the suport > needed by the kernel is set.
Se tiveres o airport no kernel, e tens o eth1, e' porque supostamente o AirPort esta' suportado, caso nao tenhas o eth1, faz modprobe airport (quando o suporte para o AirPort e' feito por modulo, como no meu caso). Basicamente, mal tenhas o eth1 faz: ifconfig eth1 up iwconfig eth1 se o iwconfig eth1 funcionar, o AirPort esta' a funcionar, podes usa-lo como qualquer outra placa de rede, e fazer por exemplo /etc/init.d/net.eth1 start ou entao usar o iwconfig eth1 XXX para configuracoes especificas de placas de rede sem fios. por exemplo, este e' o meu script para usar wifi em casa: #!/bin/sh modprobe airport iwconfig eth1 essid "casa de pobres" nick miguel key off /etc/init.d/net.eth1 start ip -6 route del default tenho este script como wifi.casa em /root/bin e corro-o quando quero-me ligar por wireless em casa. Se a tua rede sem fios usa WEP, e' so' meteres a chave asseguir ao "key" no comando do iwconfig. faz man iwconfig para mais detalhes. Se precisas de te ligar a uma VPN wifi (como no caso das universidades) em linux, ainda nao sei fazer pois nao tentei!
Este ficheiro foi criado por mim!! :) e' bom ver que serviu a mais pessoas :)
Miguel Sousa Filipe -- gentoo-ppc-user@g.o mailing list