From: Rafael Kafka <rafaelkafka@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] CFLAGS em rede mista
Date: Fri, 23 Feb 2007 20:12:35
1 Seria de extrema valia, há anos venho atrás de algo como o Acovea.
2
3 Agora se você fizesse um wiki com as cflags bem sucedidas mais
4 agressivas para cada arquitetura seria fantástico.
5
6 Rafael Kafka
7
8 Luladrão tem contas rejeitadas!Caixa 2 de novo!E agora,ladrão pode ser
9 presidente?
10
11 "Dubito ergo cogito, cogito ergo sum" | "Justitia est constans et
12 perpetua voluntas jus suum cuique tribuendi" |
13
14 ******************KAFKA Extreme********************
15
16 | PENTIUM-D 930 *PRESLER* | Gigabyte 8I945GMF | X300 HM | 2x 512mb
17 DDR2-667 Kingston Value | | LCD 17" Samsung 721s | Hitachi 160GB SATA
18 II | X7-8600 7.1
19
20 | FreeBSD 6.1 | Gentoo GNU/Linux 2006.1 | GNU BIGLINUX 3.0 | Ubuntu
21 GNU/Linux Dapper Drake 6.06.1 LTS | Novell SuSe GNU/Linux 10.1 X86_64
22
23 | Seja livre, use GNU/Linux! | GNU/Linux user: #393659 | Machine number
24 #294871 | http://counter.li.org | Liberte-se! Use o Firefox.|
25
26 Pablo "NatuNobilis" escreveu:
27 > Até onde sei, só pode haver um mtune.
28 > Nesse caso, eu recomendo, por experiência pessoal, o -mtune=athlon-xp.
29 > Tenho um Athlon XP e um Pentium 4 e, por incrível que pareça, *ambos*
30 > rodam mais rápido os binários compilados com -march=athlon-xp.
31 >
32 > Não estou me confundindo. O -march=athlon-xp supostamente quebraria a
33 > compatibilidade com um pentium4, mas os poucos aplicativos onde eu
34 > testei isso rodaram mais rápido (ou tão rápido quanto) os mesmos
35 > compilados com -march=pentium4.
36 >
37 > De resto, eu tenho um pouco de receio de fazer o -march e o -mtune
38 > discordarem. Ainda não entendi se isso é:
39 > 1) permitido,
40 > 2) recomendável, ou
41 > 3) contraditório (e portanto, ruim para o desempenho)
42 >
43 > Alguém já ouviu falar do Acovea? Ele faz uma análise de desempenho das
44 > flags de compilação, usando algoritmos genéticos, e no final mostra
45 > tabelas com as flags e seus efeitos na velocidade do binário.
46 >
47 > Concluindo, eu usaria o Acovea pra cada uma das máquinas, modificando a
48 > configuração das flags a serem testadas (o arquivo de configuração do
49 > Acovea é XML, bem fácil de editar). No final, eu usaria as flags mais
50 > genéricas que demonstrassem o melhor desempenho.
51 > (Detalhe: o Acovea tem o hábito de mostrar que as flags já escolhidas
52 > são as melhores possíveis)
53 > (Outro detalhe: O Acovea faz isso porque ele é a ferramenta usada pelos
54 > desenvolvedores do GCC justamente pra definir quais flags serão
55 > incluídas nos diferentes níveis de otimização: -O, -O1, -O2, -O3 e -Os).
56 >
57 > Se você não quiser gastar esse tempo todo com o Acovea (ele demora mais
58 > de 24h pra rodar), eu sugiro ainda assim que você use as flags mais
59 > genéricas possíveis.
60 >
61 > *Se fosse eu*, eu usaria em todas as máquinas:
62 > CFLAGS='-O2 -mtune=athlon-xp -msse -msse2 -mmmx -pipe -fomit-frame-pointer'
63 >
64 > Alguém aí conhece bem o Acovea? Quer escrever um artigo sobre ele? Pra
65 > Linux Magazine?
66 > Se ninguém escrever, eu vou acabar escrevendo, hein. :)
67 >
68 > Abraços,
69 > Pablo
72 > André Luis Tibola escreveu:
73 >> Olá,
74 >>
75 >> Temos aqui uma rede de, atualmente, +-220 computadores dentre os quais
76 >> os processadores são: Pentium4, Celeron, Semprom e Atlon XP. Estamos
77 >> migrando +-100 deles para gentoo e aí surgiu a dúvida de quais flags
78 >> do gcc seriam as mais apropriadas.Chegamos a um 'CFLAGS="-O2
79 >> -march=i686 -mtune=pentium4 -mmmx -msse -fomit-frame-pointer -pipe
80 >> -w"'; mas restaram algumas duvidas:
81 >>
82 >> 1- Adicionar um "-mtune=athlon-xp" "cancelará" o "-mtune=pentium4" ou
83 >> ficará melhor?
84 >> 2- Funcionará e é melhor, usar um "-march intermediário" como
85 >> "-march=pentium3"?
86 >>
87 >> Além disso, gostaria de outras sugestões.
88 >>
89 >> Valeu!