From: Dalton Barreto <daltonmatos@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Problema na atualização do openldap [was: Problema ao atualizar GLIBC para versão 2.13-r4]
Date: Thu, 08 Dec 2011 16:42:20
Em 8 de dezembro de 2011 12:22, Raphael Bastos
<tecnologia@×××××××××××××××××.br> escreveu:
> Oi Dalton, > > Na verdade tive só esse probleminha ao recompilar o sistema, mas como o ldap > tá funcionando legal eu ignorei. > É a primeira vez que eu uso openldap num Gentoo, eu usava antes em um > CentOS. Ao recompilar ele diz que existe uma base (obviamente) e por isso > não dá pra recompilar. > Nesse caso há alguma configuração a ser feita para adequar isso ou faço > outro "workaround" pra recompilar e boa? > Eu fiz um teste.... se eu mover esse diretório, recompilar e depois voltar > funcionou redondo, porém queria algo que não requer tal "trampo manual". > > Take a look no erro. Qualquer ajuda agradeço muito. > >>>> Emerging (1 of 1) net-nds/openldap-2.4.24 >  * openldap-2.4.24.tgz RMD160 SHA1 SHA256 size ;-) > ... > [ ok ] > >  * This profile is merely a convenience for people who require a more >  * minimal profile, yet are unable to use hardened due to restrictions in >  * the software being used on the server. If you seek a secure >  * production server profile, please check the Hardened project >  * (http://hardened.gentoo.org) > >  * >  * Scanning datadir(s) from slapd.conf and >  * the default installdir for Versiontags >  * (/var/lib/openldap-data may appear twice) >  * >  * - Checking /var/lib/openldap-data... >  *    Non-tagged dir /var/lib/openldap-data >  *    EEK! Non-empty non-tagged datadir, counting 13 files >
Raphael, Abri outra thread apenas para não "poluir" a original (que falava especificamente sobre a glibc). Então, parece que o problema com o seu ldap é que o ebuild não está "reconhecendo" o seu datadir como sendo uma base ldap válida, por isso ele prefere abortar. Li o código do ebuild e ele procura pelo arquivo $DATADIR/.version-tag. Por algum motivo seu datadir não deve ter esse arquivo, que indica ao ebuild que se trata de uma base ldap válida. Mover a pasta e trazer de volta pode funcionar, mas é arriscado. Principalmente se junto com a mudança do openldap houver também uma muda mudança no sys-libs/db, que é o backend do openldap. Talvez o melhor a fazer é um dump da sua base atual, move o datadir para outro lugar (guarde um backup) e aí instala o openldap denovo. Ele provavelmente vai criar os arquivos necessários. Depois é só restaurar o dump. Abraços, -- Dalton Barreto http://daltonmatos.com