From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] evms ou lvm2
Date: Tue, 15 Aug 2006 23:17:58
1 Aquele servidor que eu falei que eu usei LVM eu fiz o seguinte:
2
3 Duas HDs de 40
4
5 Os primeiros ~30GB de cada HD estão com uma partição LVM e estão sendo
6 usados em modo striped. (um raid 0 em nivel de partição)
7
8 Cada HD tem uma partição de 10GB no fim onde é guardado um tar bz do
9 home do pessoal que usa aquele servidor
10
11 Primeiro o tar bz é feito na primeira HD, depois é copiado pra segunda.
12
13 O backup do sistema eu tenho aqui mesmo.
14
15 Se der pau na primeira HD tem backup na segunda.
16
17 E vice-versa.
18
19 Se der pau no sistema de arquivos da partição de backup da primeira HD
20 tem cópia na segunda.
21
22 E vice-versa.
23
24 Quoting "Pablo \"NatuNobilis\"" <natunobilis@××××××××.org>:
25
26 > Lincoln Lordêllo wrote:
27 >> Nunca usei LVM, mas tenho uma pergunta.
28 >> Se dois discos estiverem sendo usados no LVM e um disco pifar, perde-se
29 >> tudo como no RAID0?
30 >
31 > Se a sua unidade usar os dois discos, a morte de um disco significa a
32 > morte do volume LVM. :(
33 >
34 > Por isso que eu acho que LVM deve ser usado sempre em um disco único.
35 > Se você precisar usar vários, o melhor é botar o LVM sobre um RAID
36 > *não-zero*.
37 >
38 > Abraço.
45 Esta mensagem foi enviada usando o WebMail do CEAMECIM