From: Marcelo Andrade <mrrandrade@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Off? Empresas com modelo de negócios baseadas em open source
Date: Thu, 06 Oct 2005 08:21:56
1 Opa!
2
3 Mais respostas que eu esperava :-) Agradeço bastante a colaboração de todos!
4
5 >>>
6
7 > Li uma vez (Linux Magazine) que o Habib's tinha migrado todo o seu
8 > sistema para software livre e que estavam obtendo ótimos resultados.
9
10 >>>
11
12 >>>
13 Posso citar as Casas Bahia, que inclusive saiu na Info
14 desse mês (apesar de eu não gostar muito dessa
15 revista) e o Metrô de SP.
16 >>>
17
18 Legal! Tenho uma lista de casos de sucesso, que estava guardando para
19 para uma conclusão shocking do tipo "Eles estão usando. E vocês?", é
20 mais um nome que eu não conhecia para a lista. Mas o que estou
21 procurando mesmo são empresas como já mencionadas em outros emails (acho
22 que pessoais), como a Async (1), Metasys (2), Dextra (3), ou parecidas
23 com a Cyclades (4), que usa software livre em produtos (e distribui o
24 software!).
25
26 >>>
27 A Procergs (Companhia de Processamento de Dados do RS) sempre foi uma
28 entusiasta do Software Livre, quem sabe se você entrar em contato com
29 eles...
30 >>>
31
32 Hum, conheço a Procergs, mas pouco. Fui usuário do correio Direto pelos
33 quase dois anos das minhas atividades no SERPRO :-D Mas basicamente o
34 que ficou foi a lembrança de problemas no licenciamento do programa,
35 conflitos ideológicos, políticos, governísticos, etc. Não sei que fim
36 levou a história. Só estranhei o .com do domínio, já que, para mim, era
37 uma instituição diretamente ligada aos órgãos públicos, como a Dataprev
38 (6) (investe em linux!) e o próprio SERPRO (7) (ê! participei da
39 migração das 1000 e muitas estações e servidores para Linux)
40
41 >>>
42 Acho que os maiores exemplos de investimento em free software sao IBM,
43 RedHat e Novell. Sao empresas que nao apenas usam, mas tb contribuem
44 com codigo. Mandriva tambem faz isso...
45 >>>
46
47 Realmente, embora IBM e Novell se encaixem em uma categoria diferente de
48 modelo de negócios, servem como sólido embasamento sob o argumento
49 "grandes empresas que dão grande suporte ao software livre", não só no
50 sentido de contribuição de código ou produtos, mas de confiabilidade e
51 segurança estratégica. A Red Hat é diferente: seria o exemplo máximo de
52 como uma empresa pode ser bem-sucedida usando software open-source como
53 base de seu negócio. Mandriva/Mandrake/Conectiva também seguem a mesma
54 linha.
55
56 Agora, eu queria dar ênfase especial ao Brasil. Como acho que não
57 existem outras Conectivas no Brasil ou alguma empresa que tenha o porte
58 e o foco da Red Hat (e tenha passado despercebida :-D), estou procurando
59 por empresas de médio e pequeno porte que conseguem se manter usando
60 como base o software livre, como a Solis (8) e outras já citadas
61 previamente em outros emails de outros colaboradores :-) . Alguém quer
62 dar mais alguma contribuição?
63
64 Uma última pergunta - para os que tiveram coragem de chegar até aqui
65 ;-): quem aqui trabalha com software livre direta ou indiretamente? Quem
66 não se incomodar de me enviar uma resposta em pvt, fique à vontade (caso
67 ache que não seja pertinente na lista).
68
69 Eu, particularmente, trabalho com infra-estrutura de rede local com
70 Linux (não é gentoo :-\ :-p) em uma pequena empresa, mas por acidente.
71 Fui contratado para dar manutenção em um sistema híbrido delphi-sql
72 server(!) basicamente porque o sistema é mais sql-server que delphi, e
73 meu conhecimento SQL era razoavelmente aceitável. A empresa tem 2
74 servidores Web, 1 serv. email/dns, 1 gateway/firewall/proxy, e, até
75 antes de eu chegar, 0 pessoas para administrar (ninguém entende de
76 linux). Note que eu *não* fui contratado para suprir essa deficiência, é
77 apenas um efeito colateral da minha presença lá :-)
78
79 []'s Marcelo
80
81 Ps: Agradeço ao Paulo Vital, Johnny Taylor, Gustavo Motta, Daniel
82 daVeiga, Luiz da Silva, Thiago Taranto, Raphael Melo, Marcus 'mysql!',
83 Otávio Piske e Felipe Vargas pelas dicas e links!
84
85 Ps2: Thiago, embora não tenha lido praticamente nada do texto que você
86 me mandou (9), já pude perceber que é de excelente qualidade; acredito
87 que possivelmente servirá de peça-chave do meu trabalho. Quem tiver
88 links semelhantes pode me enviar (em pvt, se preferirem). Inglês não é
89 problema.
90
91 (1) http://www.asyn.com.br/
92 (2) http://www.metasys.com.br/