From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Conflito entre modem e video
Date: Tue, 08 Aug 2006 04:01:29
1 Pior, sabes que mesmo desconfiando do problema não tinha visto que o
2 próprio lspci que eu provi a vocês tinha estampado alí o que eu tinha
3 pensado.
4
5 Bom, minha bios é uma treva e nessas pc shits não da pra fazer quase
6 nada, não tem como definir uma IRQ pro slot AGP e tampouco usar a
7 placa on-board ao mesmo tempo que uma AGP, logo a on-board vai embora
8 assim que a bios detecta uma AGP, então não ocupa IRQ nenhum.
9
10 Pela bios não resolveu mas mudando o modem pro outro slot pci (é, eu
11 só tenho dois) RESOLVEU.
12
13 Então só valeu, cara. Fica a dica: não comprem placas mãe pc-shits.
14 (Alias, eu não tenho ouvido falar muito deles ultimamente, será que
15 eles fecharam ou desde a série TidalWave eles estão tão meia-boca (:P)
16 que ninguém fala bem nem reclama).
17
18 Talvez isso inclusive resolva um probleminha de travamento que vem
19 acontecendo ocasionalmente, aparentemente desde que eu coloquei a
20 placa AGP.
21
22 []'s
23
24 Quoting Tenório Cavalcante <ten@×××××××.br>:
25
26 > Thiago,
27 >
28 > de fato parece ser com o roteamento da IRQ
29 >
30 > 00:09.0 Modem: Intel Corporation FA82537EP 56K V.92 Data/Fax Modem PCI
31 > (rev 04) (prog-if 00 [Generic])
32 > Subsystem: Intel Corporation Unknown device 1000
33 > .....
34 > --> Interrupt: pin A routed to IRQ 4
35 > ....
36 >
37 > 01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV11 [GeForce2
38 > MX/MX 400] (rev b2) (prog-if 00 [VGA])
39 > ......
40 > --> Interrupt: pin A routed to IRQ 4
41 > ......
42 >
43 > Eles estão sendo roteados pra mesma irq e por isso
44 > o hang temporario quando o modem conecta.
45 >
46 > Deve haver outro meio (é claro :), mas vê se tua bios tem como:
47 > - assignar uma IRQ exclusiva pro slot AGP,
48 > - desabilitar o video onboard (libera uma IRQ).
49 >
50 > e você já tentou mudar o slot pci em que o modem está conectado?
51 >
52 > []'s
53 > tenorio