From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Flamewar, o retorno.
Date: Sat, 21 Apr 2007 06:51:58
1 Se é pra fazer esse email tosco que eu não sei onde acaba o email que
2 tu ta respondendo e onde começa a tua resposta eu prefiro top post
3 mesmo. Até parece que faz de propósito pra dificultar...
4
5 A idéia (do bottom post) não é que quem ta respondendo só cita o que
6 achar necessário pra situar a resposta e apaga o resto?
7
8 ----- Mensagem encaminhada de oandarilho01@×××××××××.br -----
9 Data: Wed, 18 Apr 2007 16:25:01 -0300 (ART)
10 De: Bruno Linhares <oandarilho01@×××××××××.br>
11 Endereço para Resposta (Reply-To): gentoo-user-br@l.g.o
12 Assunto: Re: [gentoo-user-br] [off-topic] A amargo gosto da derrota.
13 Para: gentoo-user-br@l.g.o
14
15 Alexandre Marcolino <marcolino@×××××××××××.br> escreveu: Me sinto
16 derrotado. Mas pelo menos lutei com bravura.
17
18 Após quase 1 ano rodando Gentoo em meu Desktop do trabalho entrei em
19 desespero na segunda-feira última. Passou aqui em minha mesa um
20 diretor e perguntou porque meu Email era meio portugues, meio ingles.
21 Porque travou? ( isso é azar ). E outras coisas.
22
23 Perguntou como eu conseguia trabalhar assim e me disse que eu era
24 insistente com o Linux.
25
26 Não tive dúvida: Peguei o openSuse 10.2 e refiz a máquina em 1h.
27 Chamei ele e mostrei o sistema estável, rodando legal e leve.
28 Evolution, Openoffice e tudo mais bem traduzido. Expliquei que estava
29 usando uma série de versões instáveis de propósito para testes. Ele
30 acreditou.
31
32 Me sinto derrotado. Estava usando o estável do gentoo. Mas realmente,
33 agora que estou com o openSuse instalado vejo como sofria.
34
35 Então meus amigos, segui as documentações, perguntei nesta lista pra
36 caramba e acabei morrendo na praia. Passei vergonha. As acusações de
37 incompetência técnica minha já estão se formulando, eu sei.
38
39 Obrigado a todos pela ajuda até aqui. Continuarei nesta lista, e assim
40 que tiver coragem monto minha Desktop com Gentoo de novo. Mas achei
41 legal desabafar.
42
43 Cara, o openSuSE não é muito diferente de outras distros, nem mesmo do
44 Gentoo. Acontece que os desenvolvedores souberam resolver problemas
45 com locales de maneira mais hábil que você e tantos outros usuários
46 que ainda fazem malabarismos para ter seus acentos nos devidos lugares.
47
48 Se te serve de apoio, também passei vergonha onde trabalho, certavez.
49 Usa a Gentoo, mas cometi a besteira de deletar o conteúdo do meu home,
50 e maiores besteiras ainda na tentativa de recuparar os dados perdidos,
51 a ponto de ter que formatar o pc. Por um infortúnio oriundo de uma
52 arriscada com kernel recém-lançado, sofri 1semana para instalar o
53 Gentoo novamente
54 por estar sem dma ativada, por causa de compilações pesadas, tais
55 como o ambiente do kde. Na época, trabalhava acima de mim um usuário
56 de SuSE inveterado, que só fazia rir das minhas desventuras com o
57 Gentoo. Ao que eu novamente detonei a instalação e passei a usar
58 também o openSuse 10. aos poucos fui me incomodando com as limitações
59 do sistema, expecialmente com os gerenciadores de pacotes smart (que
60 apesar de tudo é o melhor da área RPM), apt e Yast (o famigerado
61 faz-tudo da Suse, que é incrível, mas lento demais). Fora a sensível
62 queda de desempenho.
63 Alguns meses à frente, sai aquele funcionário e volta o cara que me
64 apresentou linux e gentoo. E, como nunca abandonei a distro, usando em
65 casa desde o princípio, decidi, agora com mais experiência, refazer
66 minha instalação pondo o Gentoo novamente. E, após a instalação, gerei
67 um stage4 do meu sistema, que me garante fácil reinstalação em caso
68 der qualquer problema.
69
70 Vê? É tudo questão de experiência. Hoje em dia já não corro o risco de
71 ter que sustituir o sistema. Já tive problemas com acentuação antes,
72 mas graças à concisa documentação do Gentoo, e aos fóruns, resolvimeu
73 problema.
74
75 Em suma, te criticaram aí no trabalho, mas é tudo questão de agüentar
76 firme e insistir. Me pareceu que você não utilizava o sistema em outra
77 máquina, em casa, por exemplo. Não é? Isso dificulta, em dúvida.
78 O Gentoo pode funcionar muito bem. Tão bem como qualquer distro
79 orientada a usuários-finais, só que no esquema faça-você-mesmo.
80
81 ----- Final da mensagem encaminhada -----