From: Alexandre Marcolino <marcolino@×××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Re: evms ou lvm2 [RESOLVIDO]
Date: Mon, 21 Aug 2006 18:04:24
1 Não entendi.
2
3 Voce elogiou um monte o EVMS e vai usar LVM?
4
5 E quais as diferenças, conta para gente !!!
6
7 MARCOLINUX
8
9 2006/8/21, Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>:
10 >
11 > Thiago Nunes <thiago@...> writes:
12 > >
13 > > Aquele servidor que eu falei que eu usei LVM eu fiz o seguinte:
14 > >
15 > > Duas HDs de 40
16 > >
17 > > Os primeiros ~30GB de cada HD estão com uma partição LVM e estão sendo
18 > > usados em modo striped. (um raid 0 em nivel de partição)
19 > >
20 > > Cada HD tem uma partição de 10GB no fim onde é guardado um tar bz do
21 > > home do pessoal que usa aquele servidor
22 > >
23 > > Primeiro o tar bz é feito na primeira HD, depois é copiado pra segunda.
24 > >
25 > > O backup do sistema eu tenho aqui mesmo.
26 > >
27 > > Se der pau na primeira HD tem backup na segunda.
28 > >
29 > > E vice-versa.
30 > >
31 > > Se der pau no sistema de arquivos da partição de backup da primeira HD
32 > > tem cópia na segunda.
33 > >
34 > > E vice-versa.
35 > >
36 > > Quoting "Pablo \"NatuNobilis\"" <natunobilis@...>:
37 > >
38 > > > Lincoln Lordêllo wrote:
39 > > >> Nunca usei LVM, mas tenho uma pergunta.
40 > > >> Se dois discos estiverem sendo usados no LVM e um disco pifar,
41 > perde-se
42 > > >> tudo como no RAID0?
43 > > >
44 > > > Se a sua unidade usar os dois discos, a morte de um disco significa a
45 > > > morte do volume LVM. :(
46 > > >
47 > > > Por isso que eu acho que LVM deve ser usado sempre em um disco único.
48 > > > Se você precisar usar vários, o melhor é botar o LVM sobre um RAID
49 > > > *não-zero*.
50 > > >
51 > > > Abraço.
52 > > > --
53 > > > gentoo-user-br@... mailing list
56 > Pessoal, obrigado pela ajuda.
57 >
58 > Depois de dar uma olhada no "Architeture Overview" do EVMS eu me decidi.
59 > Esse documento me ajudou a entender um pouco mais com funciona o evms, o
60 > quão
61 > poderoso ele é e a quantidade enorme de recursos que ele possui. Além
62 > disso o
63 > completíssimo e muitíssimo bem escrito User Guide me mostrou como as
64 > diversas
65 > opções de interface podem me ajudar a manejar meus volumes e me ensinou a
66 > usa-las também.
67 >
68 > Entre outros, alguns fatores que me ajudaram a tomar essa decisão foram.
69 > - Documentação extensa e bastante abrangente.
70 > - Quantidade enorme de recursos.
71 > - Diversas opções de interface, as quais controlam todos os aspectos
72 > possíveis
73 > do manejamento dos volumes, desde o particionamento até a montagem.
74 > - Exemplo do que minha HD poderia se tornar no futuro:
75 > http://evms.sourceforge.net/architecture/evms-data-example.png
76 > - Seu nome possui a palavra enterprise.
77 > - Foi feito pelo pessoal da IBM.
78 >
79 > Vou usar lvm.
80 >