From: Bruno Linhares <oandarilho01@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Você continuou o handbook depois do reboot?
Date: Fri, 09 Mar 2007 13:33:30
Po, cara, eu discordo profuntamente....
Nunca vi uma documentação mais perfeita que o Handbook do Gentoo! Eu sempre digo isso aos meus convivas! Basta seguir o manual que, em caso de pouco ou nenhum problema nas compilações, fica pronto! Ele sequer precisa dar um exemplo de quais flags usar e tal, pois com o básico funciona.

Tanto o Handbook quanto o Gentoo Wiki http://gentoo-wiki.com/Main_Page são magníficos em informação e precisão.

E se o cara não se dignar a seguir o tutorial até o final, a ler todos os 12 capítulos, significa que ele não dispõe da pacincia necessária para um bom usuário avançado de computadores. Em geral.

Resumindo, o Handbook está redondo, cara.. tá sim.

Diego Alberto Ramponi <diego.ramponi@×××××.com> escreveu: I lov gentoo, mas acho que no handbook, deveria ter uma sessão nós que gostamos do conhecimento, e uma primeira parte do tipo, gentoo em 30 passos, numerado e tudo daí o kra ia ler ateh o final...

 [ ]`s

 On 3/8/07, Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br> wrote: Obrigado por responder.

Quoting Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com >:

> On 3/8/07, Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br> wrote: >> Já aconteceu com vocês de chegarem no reboot do capítulo 10 da parte 1 >> do handbook >> (http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1&chap=10#doc_chap4), reiniciarem e não lerem o >> capítulo >> 11? > > Cara, confesso, na minha primeira instalação, foi exatamente o que eu > fiz. Pulei o capítulo pois tinha confiança que já sabia o que deveria > saber. Obviamente fui obrigado a ler o dito capítulo logo após, quando > surgiram as primeiras dúvidas, após ler ele, sem dúvida as coisas > ficaram BEM mais fáceis.
Pois é, eu fiz a mesma coisa, mas não foi por pregiça de ler, foi por ficar tão empolgado com meu sistema bootado eu acabei esquecendo.
> Acho que é uma tendência perguntar antes de procurar. Eu não > perguntei, googlei apenas para cair no handbook, na parte onde parei > de ler, hehehe. > >> >> Digo isso porque tenho ajudado várias pessoas no fórum com dúvidas >> básicas sobre o funcionamento do portage e invariavelmente recomendo >> leiam a parte 2 do handbook, o que é sujerido no capítulo 12 da parte 1. >> >> Então, vocês acham que tem alguma coisa errada no handbook que faz com >> que as pessoas achem que ele acabou naquele reboot? > > Não, acho que não, acho que é uma tendência humana, não defeito no > handbook, naquela época pensei exatamente a mesma coisa que você, mas > analisando, notei que simplesmente não tem um lugar apropriado para > esse manual do Portage, se for no início, não podemos testá-lo, pois > não temos o sistema instalado. No meio deixaria o pessoal confuso, no > fim é o mais lógico.
Mas um pequeno comentário dizendo "Não esqueça que o handbook continua mesmo depois que você iniciou o seu sistema" antes daquele reboot não resolveria alguns casos? (Como o meu)
> O que acontece na verdade é que o pessoal começa a ler, e esbarra nas > partes mais básicas do Portage, e acaba pensando "ah, isso eu já sei", > quando tem muito mais... > >> >> Também tenho visto várias pessoas confundindo o kde e o gnome com o >> próprio X e por isso pergunto se vocês, assim como eu, acham que em >> lugar os leitores deveriam ser advertidos de que precisam configurar o >> X antes de pensar em kde ou gnome? > > Ah cara, isso é um problema conceitual, réstias evolucionais deixadas > por outros sistemas operacionais que ligam a GUI ao próprio sistema, e > acabam pensando que a tela é o próprio OS, por ser a saída principal.
E porque não pode ser o gentoo a quebrar esse "pré-conceito" na cabeça das pessoas?
> Qualquer usuário com mais tempo de UNIX-Like já perdeu esses "vícios".
Mas não custa lembrar né...
> Não é responsabilidade do Gentoo ensinar os usuários a usar Linux, > apenas a usar Gentoo :)
Como é que é? Hm... Pensando melhor, RESPONSABILIDADE, com todo peso da palavra, talvez até não seja. (mas então de quem é?) No entanto eu nunca aprendi tanto de linux usando qualquer outra distribuição.
De fato.
> Como disse um amigo meu, configurar o próprio sistema sem confiar que tudo > saia automágico é coisa pra MACHO.
Ui.