From: Raphael Bastos <tecnologia@×××××××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problema ao atualizar GLIBC para versão 2.13-r4
Date: Thu, 08 Dec 2011 15:52:09
Em 8 de dezembro de 2011 13:24, Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>escreveu:

> Em 7 de dezembro de 2011 21:01, Raphael Bastos > <tecnologia@×××××××××××××××××.br> escreveu: > > > Se fosse desnecessário, na geração do stage3 via catalyst a ordem de > > compilação poderia ser invertida.... > > > >>>> Emerging (128 of 140) sys-libs/glibc-2.13-r4 > >>>> Installing (128 of 140) sys-libs/glibc-2.13-r4 > >>>> Emerging (129 of 140) sys-devel/gcc-4.5.3-r1 > >>>> Installing (129 of 140) sys-devel/gcc-4.5.3-r1 > > Raphael, > > Desde que eu tenho instalado o meu gentoo, que é desde Julho de 2005, > eu só passei por uma situação em que foi indispensável e recompilação > de todo o sistema por causa de um upgrade, que foi do gcc 3 para o 4. > Até a atualização do 3.3 para o 3.4 tinha como fazer sem recompilar > todo sistema, apesar de recompilação ser o recomendado. Desde que eu > estou com a 4.1 (atualizei do 3.4 para o 4.1) eu venho atualizando o > sistema apenas seguindos os procedimentos padrões, emerge world, > revdep-rebuild, emerge --depclean. É claro que atualizações do gcc e > do glibc costumam mais inconsistências que o comum para o > revdep-rebuild arrumar, mas ainda bem lonje do impacto de um emerge -e > world. > > Quanto ao exemplo do catalyst, se eu entendi o que queres dizer, é que > se tem que compilar a glibc antes do gcc é porque o gcc depende do > glibc, o que é verdade. Então se precisamos recompilar o sistema > quando atualizamos o gcc, quando atualizamos a glibc precisamos > recompilar o gcc e, consequentemente, o sistema inteiro. É isso que tu > queres dizer? Se é isso então tu queres dizer que sempre que > atualizamos um pacotes precisamos recompilar todas as dependências > dele? > > Bom, em qualquer caso eu recomendo a esclarecedora leitura dessa parte > do "Gentoo GCC Upgrade Guide": > http://www.gentoo.org/doc/en/gcc-upgrading.xml#explanation > > []s > > -- > thiago > >
Thiago, O que quis dizer é que a glibc em todas as situações em que for atualizada é recomendado recompilação de tudo q dependa dela, diretamente ou não. Ao gerar o stage1, temos a glibc pre-compilada, proporcionando compilação perfeita do GCC. Dessa forma geramos os stages 1,2,3 e 4 sem necessidade de se recompilar a glibc antes do GCC. O que quis dizer é que sim, é recomendável atualizar o gcc e tudo q dependa da glibc a cada vez q ela é recompilada, da mesma forma q é necessário recompilar os drivers (input e video por ex) do servidor gráfico após recompilação do xorg-server, dispensando a compilação do kde e outros por ex. Resumindo, atualizou a glibc? recompile tudo q dependa dela... atualizou o xorg-server? recompile todos os drivers q dependem dele... e por aí vai. Recompilar TUDO (emerge -e world) eu não acho tão trivial assim... mas o emerge -e system acho fundamental quando se atualiza "coisas de peso". rs abração, Raphael Bastos