From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] evms ou lvm2
Date: Tue, 08 Aug 2006 16:42:06
1 Pessoal, to precisando começar a usar um troço desses em casa e nos
2 servidores que eu monto, porém não consigo decidir o que mais se
3 apropria para o que eu quero.
4
5 O que é mais importante pra mim é uma tabela de partições flexivel,
6 mas de vez em quando um raid 0 ou 1 é bem útil.
7
8 Esses tempos precisei implementar raid 0 num servidor e usei lvm. Não
9 tive maiores problemas, uma lida no HOWTO de lvm2 do tldp.org (nem li
10 tudo) e uma ajudinha do "Gentoo Linux x86 with Software Raid and LVM2
11 Quick Install Guide"
12 (http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-x86+raid+lvm2-quickinstall.xml)
13 me fizeram pegar um servidor pronto com duas HDs usadas separadamente
14 e implementar raid 0 em algumas partições. Comecei no início da tarde
15 e umas 9 da noite tava tudo bombando, desde aprender o que era lvm até
16 aplicar num servidor já instalado.
17
18 Foi minha primeira experiência com software do tipo, depois eu ouvi
19 falar do evms e fui pesquisar. Pra mim pareceu mais poderoso, mas até
20 agora eu não entendi como ele funciona, ta me parecendo confuso demais
21 pra fazer a mesma coisa que o lvm faz ou alguma coisinha a mais.
22
23 Então. Alguém poderia contribuir para minha decisão, preciso começar
24 aimplementar esse tipo de coisa daqui pra frente mas não consigo me
25 decidir. Alguém poderia me ajudar com suas experiências?
26
27 Desde já obrigado.
28
30 This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.