From: Renan Manola <rmanola@××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Arch Linux
Date: Sat, 19 Jun 2010 00:07:49
1 Eu sei que o pessoal já postou as opiniões e já deve ser o suficiente mas
2 não posso deixar de comentar.
3
4 Eu uso o gentoo no meu Desktop de casa e instalei uma vez o archlinux no meu
5 laptop e computador do trabalho. Em termos de tempo de administração do
6 sistema eu acho que o Arch está me economizando bastante tempo pelo fato dos
7 pacotes já serem binários. Não percebi perda de desempenho do computador.
8 Para os que reclamam da burocracia para instalar pacotes do AUR, basta saber
9 que existem gerenciadores de pacote que fazem uso do pacman e automatizam o
10 gerenciamento dos pacotes do AUR. Aqui no meu laptop eu uso o Yaourt
11 http://wiki.archlinux.org/index.php/Yaourt . Assim, sempre que eu uso ele
12 para buscar pacotes, ele busca já no diretório da comunidade AUR, que é
13 muito extensa, lá tem inúmeros pkbuilds, até hoje todos os programas que eu
14 queria que não estavam no pacman estavam lá. Para atualizar o sistema, por
15 esse programa ele também checa as atualizações do AUR e faz tudo automático.
16 Como já disseram, se você quiser usar uma versão anterior de um programa (no
17 meu caso, não gostei da versão mais recente do gnome-calculator) é ruim
18 porque tem que sair buscando um mirror na net para baixar o pacote certo.
19
20 Eu mantenho meu gentoo no Desktop porque eu gosto da organização, o chatinho
21 é quando tem que atualizar uma versão de release do kernel, tem que ficar
22 checando algumas coisas no menuconfig pra ver se algo mudou e é preciso
23 fazer alguma mudança para adaptar e etc. Eu também gosto muito do bash
24 colorido por padrão do gentoo, tanto que copiei os arquivos para ficar igual
25 no archlinux!
26
27 É isso, eu sou mais um usuário archlinux hoje do que gentoo, mas ainda
28 participo desta lista porque gosto de ficar atualizado nos problemas que o
29 pessoal enfrenta e pelas boas dicas que são dadas por aqui, que muitas vezes
30 não servem só para o gentoo. Sem falar de que também gerencio alguns
31 servidores nos quais uso o gentoo.
32
33 Abraços.
34