From: Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problema ao instalar mplayer
Date: Tue, 12 Jun 2007 17:28:29
On 6/12/07, Davi <davividal@×××××××××××××.br> wrote:
> Em Terça 12 Junho 2007 13:35, Raphael MD escreveu: > > Bem vou tentar tirar esssa flags, mais uma coisa eu tenho duvida, sempre q > > for instalar algo tenho q por flags, se não o programa fica com partes > > faltando? no caso do mplayer fica sem suporte a xvid mp3 e tals? > > > > e toda vez tem q se ficar mexendo no make.conf? pq se eu usei uma flag para > > um certo programa, logo terei q remover para q outra instalação funcione? > > > > fora os problemas dos idiomas, isso de flags me deixa muuito confuso! > > > > mais mesmo assim fico muito agradecido pela ajuda, vou tentar essas flags e > > reporto de novo! > >
Por via de regra, se você não sabe qual funcionalidade uma USE flag vai ativar, não a utilize. O dia que você souber e _precisar_ dela, então a coloque novamente e recompile. Não há vantagem alguma em utilizar o Gentoo em relação a outras distros se você não tiver esse controle. Se quiser mp3, coloque mp3, se quiser xvid, coloque xvid, se quiser os codecs e conteiners do windows (WMV, ASF, WM9), então coloque win32codecs, e assim em diante. Vai usar mysql, sabe administrar o banco? Precisa disso? Vai gastar horas compilando algo pra nada? Não? Então não use. Essa é a idéia. Isso sem falar nas flags que não se deve nem chegar perto delas, como já disseram. Aposto que a custom-cflags era a causa principal dos seus problemas.
> De uma olhada no /etc/portage/package.use
O package.use é uma forma de configurar as use flags por aplicativo. No make.conf a configuração é global.
man portage