From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Duvidas para instalar baselayout-2 e openrc
Date: Sun, 21 Sep 2008 04:43:55
1 2008/9/20 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2
3 > Mas nem tudo está saindo como previsto, primeiro quando dou um emerge --search baselayout, so aparece assim:
4 >
5 > * sys-apps/baselayout
6 > Latest version available: 1.12.11.1
7 > Latest version installed: 1.12.9-r2
8 > E o openrc aparece assim:
9 >
10 > * sys-apps/openrc [ Masked ]
11 > Latest version available: 9999
12 > Latest version installed: [ Not Installed ]
13 >
14 > Mas no diretório dos ebuilds tem o baselayout-2.0.0.ebuild e o openrc-0.2.5.ebuild
15 > Mas pq eles não aparecem na busca? Estão mascarados? mas não no package.mask
16
17 Está tudo correto. Você aparentemente não está aceitando pacotes com
18 keyword ~x86, então a última versão disponível pra você do baselayout
19 é a essa 1.12.11.1 mesmo.
20
21 No caso do openrc, como todas as versões estão mascaradas, aparece a
22 última diponível mesmo.
23
24 É assim que o search do emerge funciona, ele só mostra a última versão
25 disponível para os keywords que você aceita.
26
27 Por que tu não usas o eix? No link abaixo tem um comentário sobre ele.
28 O link: http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
29
30 Quanto aos pacotes estarem mascarados, sim, eles estão, mas direto na
31 variável KEYWORDS, na ebuild, e não em "/usr/portage/package.mask".
32
33 > A segunda dúvida diz respeito a parte do tutorial que diz sobre adicionar depois as tasks do runlevel, terei que adicionar todas novamente a mão? fica meio entendido que o upgrade é rápido e automático.
34
35 Você perdeu alguma coisa enquanto lia o guia. Mas de fato o que
36 acontece é que alguns scripts que faziam várias coisas foram divididos
37 em vários, então é necessário que se adicione manualmente esses
38 scripts novos ao runlevel, mas os que não trocaram de nome continuaram
39 com o link em /etc/runlevels/ funcionando. Enfim, todos esses scripts
40 que precisam ser adicionados estão citados no guia.
41
42 > Procurei algum HowTo no wiki.
43
44 Não encontrarás, o guia oficial é suficiente e a migração é rápida e
45 pouco trabalhosa.
46
47 Mas... eu te recomendo que leias o capítulo 3 do handbook, só para
48 entenderes melhor o funcionamento de alguns detalhes do portage que
49 pareces desconhecer ainda.
50
51 E antes de terminar quero fazer um comentário. Apesar do modo de
52 funcionamento do baselayout-2 e do openrc se assemelharem bastante com
53 o baselayout-1 e da migração ser rápida e relativamente tranquila
54 ainda assim é importante lembrar que estarás mexendo com versões ainda
55 em teste de softwares imprescidíveis para o funcionamento do gentoo.
56 Então eu te pergunto, tu tens certeza que queres fazer essa migração
57 agora? Não digo que seja um caminho sem volta, nunca é, mas caso algo
58 saia errado você não vai encontrar um guia do tipo "E agora? Meu
59 gentoo não boota mais! Como desfaço minha cagada". Acho mais prudente
60 que você espere até se sentir mais a vontade com o gentoo e com o
61 portage antes de fazer experimentos em um pacote tão importante do
62 sistema.
63
64 Era isso.
65