From: Davi <davividal@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] cannot create temp file for here document: No such file or directory [SOLVED]
Date: Wed, 14 Nov 2007 14:23:40
1 Bom dia.
2
3 Ontem eu comecei a ter uns problemas ao tentar compilar qualquer coisa no meu
4 Gentoo. O erro é o que esta no assunto e foi resolvido com um
5 fsck -y /dev/hda3, consertando um monte de coisa no /tmp.
6
7 O erro? O _muito_ esclarecedor "cannot create temp file for here document: No
8 such file or directory", precedido da linha do ./configure que estava
9 tentando criar o arquivo em um lugar conhecido apenas pela sua mãe (as mães
10 sabem tudo... :-) ).
11
12 Para quem não acredita, segue o log:
13
14 http://pastebin.com/f30110051
15
16 A primeira coisa que eu faço quando eu tenho um problema num emerge, é
17 desativar o distcc. Como não funcionou, eu resolvi ler o ./configure. Também
18 não funcionou: os ./configure não tinham, para mim, nenhuma informação
19 interessante e/ou reveladora.
20
21 Procurando Google, encontrei MUITA coisa que não tinha nada a ver com a
22 história. Nos fóruns do Gentoo eu só achei coisas relacionadas a permissão ou
23 coisas parecidas. Como eu estava com 3 GB+ livres, os diretórios estavam com
24 as permissões corretas e eu não estou/estava usando FEATURES="userpriv", eu
25 descartei tudo que eu estava achando no Google e nos fóruns.
26
27 Coincidentemente, eu tinha atualizado o Portage há 2 dias. Minha primeira
28 reação foi voltar para a versão antiga. Sem sucesso.
29
30 Quando eu estava quase considerando reinstalar meu sistema (velhos hábitos
31 são difíceis de mudar :-) ), por alguma razão desconhecida eu resolvi fazer
32 um fsck hoje de manhã. Sem saber como agendar uma verificação de disco na
33 próxima inicialização (e sem paciência pra ler as man pages do tune2fs e do
34 fsck), eu baixei o número de montagens antes de um fsck para 10 e tive a, no
35 momento, agradável surpresa de ler essa mensagem assim que reinicio meu
36 sistema:
37
38 "(...) Problem in HTREE directory inode 2170561 (/tmp): bad block number 2.
39 (...)"
40
41 Após essa mensagem, me pedia a senha do root para manutenção. Dada a senha,
42 foi só rodar o:
43
44 # fsck -y /dev/hda3
45
46 E ter meu sistema funcionando como antes.
47
48 Fica pro arquivo. :-)
49 --
50 Davi Vidal