From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Liberar espaço
Date: Tue, 30 May 2006 16:23:23
1 On 5/30/06, Alex Figueiredo <alex.afnet@×××××.com> wrote:
2 > Mais uma dúvida pessoal,
3 >
4 > Estou usando uma partição de 9GB para o gentoo. Tenho instalado X,
5 > KDE, Firefox, Openoffice, o básico e isso tudo está ocupando 6GB!
6 >
7 > Isso é normal?
8 >
9 > Quando dou unm e-merge, ele baixa os binários para compilar, mas estes
10 > binários continuam no no comp.
13 Na verdade, você confundiu um pouco as coisas, o que ele baixa são os
14 FONTES, compilados, estes geram os binários. O que continua no
15 computador sim são os fontes, que ficam em $PORTDIR/distfiles
16
17 > Como faço para apaga-los? É seguro fazer isso? Necessitarei deles para
18 > alguma coisa?
19
20 "rm" neles? Eu volta e meia seleciono os maiores e menos usados e dou
21 uma limpada. Também os temporários, /tmp, /var/tmp eu escolho umas
22 partes e mando pro espaço.
23
24 Seguro, hmmm, a que ponto qualquer rm ou del é seguro? Isso depende de
25 você. Você pode precisar deles no caso de querer reinstalar a
26 aplicação a qual eles pertencem, mas o portage vai fazer download se
27 não achar os arquivos. Eu só não excluo pacotes grandes e chatos como
28 openoffice, firefox...
31 > Quais seriam outras dicas para liberar espaço?
32
33 No Wiki do Gentoo tem MUITAS dicas para liberar espaço em um sistema Gentoo.
36 Daniel da Veiga
37 Computer Operator - RS - Brazil