From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] ReiserFS3 vs. JFS vs. Ext4
Date: Mon, 24 Aug 2009 01:35:40
1 2009/8/23 Cleverson <clever92000@×××××××××.br>:
2 > Prezados,
3 >
4 > Lá vou pela terceira vez instalar o Gentoo e ver se consigo ir até o fim no
5 > que pretendo: construir um desktop e migrar. Queria umas considerações sobre
6 > o sistema de arquivos:
7 >
8 > Pelo que pesquisei, o Reiserfs3 é um dos mais testados e tem boas
9 > ferramentas nativas (que vem no reiserfsprogs), embora haja poucas
10 > ferramentas de terceiros, não sei se alguma confiável para recuperar
11 > assidente caso precise, por exemplo.
12 >
13 > O JFS diz que tem performance melhor que o reiserfs, mas parece ter poucos
14 > utilitários, ao menos no jsfutils onde não vem sequer um "resizer", o que
15 > para mim seria um problema já que às vezes mexo no layout das partições
16 > quando quero experimentar outra distro ou simplesmente mudar alguma coisa.
17 >
18 > Já o Ext4 parece ser de longe o que tem mais utilitários nativos no
19 > e2fsprogs, mas é o mais novinho e menos testado de todos (?), não sei se é
20 > melhor ou pior que os outros em termos genéricos.
21 >
22 > O que podem me dizer enfim ?
25 Não vejo como alguém pode responder esta pergunta sem entrar em uma
26 flame war ou "puxar o assado para seu lado".
27
28 Eu uso ext4, usei reiserfs e nunca passei perto do xfs, e o que posso
29 lhe dizer é que, bem configurado e dependendo da aplicação, usaria
30 qualquer um destes. Depende do uso da máquina, do uso da partição da
31 qual estamos falando e do que vai rodar ou ser testado, podemos usar
32 até mesmo todos eles num mesmo layout.
33
34 Depende de vários fatores, dos quais cito apenas alguns:
35
36 1) Uso da partição.
37 2) Tamanho dos arquivos que estarão na partição.
38 3) Tipo de disco.
39 4) Tipo de programa que vai manipular estes arquivos.
40 5) Benchmarks com as diversas aplicações de cada fs.
41
42 Para você ter uma idéia de como é complicado responder isso sem tomar
43 partido e incitar uma discussão inútil, posto o layout de um server
44 que tenho:
45
46 /boot em ext2
47 /var/log em nfs, numa partição ext3 em outro servidor
48 /tmp em tmfs (na RAM)
49 /var/tmp em uma partição com ext3 diferenciado para blocos menores
50 /var/www em outra partição ext3, também formatada com números
51 diferenciados para blocos ainda menores (povoada com diversos phps e
52 htmls)
53 / em reiserfs
54
55 E de um netbook:
56
57 /boot em ext2, partição primária
58 /bin, /etc em ext3, partição primária
59 /var, /home, /usr em reiserfs, em LVM
60 /tmp em tmpfs
61 /var/log em tmpfs
62 /var/tmp em reiserfs, em LVM
63