From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Descobrir pacote que instala arquivo
Date: Wed, 26 Mar 2008 20:09:17
1 Olá,
2
3 minha dúvida é o seguinte, eu preciso de um arquivo ou programa, mas
4 não sei qual pacote o instala.
5
6 Como eu posso descobrir isso _antes_ de instalar o pacote?
7
8 Pra ilustrar, um exemplo que aconteceu comigo quando eu comecei o usar
9 o gentoo: eu queria o comando host ( /usr/bin/host ), e não sabia qual
10 pacote instalava esse comando. Existe um, "net-dns/host", que pelo
11 nome, presumi que fosse esse. Mas não era, na verdade era o
12 "net-dns/bind-tools" que instalava esse comando.
13
14 Eu posso descobrir isso com equery, mas apenas se eu já tiver o pacote
15 instalado:
16
17 # equery b $( which host )
18 [ Searching for file(s) /usr/bin/host in *... ]
19 net-dns/bind-tools-9.4.1_p1 (/usr/bin/host)
20
21 O problema é que isso não funciona quando eu não tenho o pacote
22 instalado e justamente quero descobrir o nome do pacote pra poder
23 instalá-lo.
24
25 Nesse caso, ainda tinha o nome do comando host na descrição do pacote
26 bind-utils, com alguma paciência e o eix, dava até pra descobrir. Mas
27 tem casos que não tem. Ou ainda, como agora a pouco, eu esqueci qual
28 pacote instalava o comando /sbin/ip, e pra procurar, tem 1430 pacotes
29 com "ip" no nome e 359 pacotes com a palavra "ip" na descrição:
30
31 # eix -S '\<ip\>' | wc -l
32 359
33
34 # eix 'ip' | wc -l
35 1430
36
37 Então, eu tive que entrar no site do debian, packages.debian.org, e lá
38 tem uma opção: "Procurar o conteúdo dos pacotes" e "pacotes que contêm
39 arquivos com este nome", digitei "ip" lá e, voilá:
40 http://packages.debian.org/search?searchon=contents&keywords=ip&mode=exactfilename&suite=stable&arch=any
41
42 Era o pacote iproute, que no gentoo, o mais próximo era o
43 "sys-apps/iproute2", esse mesmo. Eu lembro de quando eu usava
44 slackware que também tinha um site com essa opção, que eu usava muito
45 por sinal pra procurar arquivos .so, já que o slackware não tinha
46 sistema de dependências.
47
48 Eu sei que no Gentoo seria muito mais difícil fazer um site desses,
49 pois os pacotes ficam muito diferentes em cada instalação, em cada
50 arch, com cada conjunto de useflags, etc.
51
52 Mas enfim, existe algum jeito de descobrir isso e ou não sei, ou não
53 tem como mesmo?
54
55 Obrigado,
59 Fabiano.