From: Felipe Ribeiro Granja <felipe.lloyd@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Problemas com a compilação do Gnome e com a inicialização do X
Date: Wed, 28 Feb 2007 19:01:27
Opa pessoal!

Fui instalar o Gnome e tive vários problemas durante a compilação.
O Portage sempre reclamava, pedia para eu recompilar tal pacote com ou
sem tal USE, entre outros erros que não me lembro agora. A compilação
parou umas 10 vezes reclamando desse tipo de problema.

Tudo bem. Depois de umas 5 horas a compilação terminou e pareceu estar
tudo ok. Adicionei alguns scripts ao runlevel default e dei startx.

O X simplesmente não iniciou e me retornou alguns erros.
Aqui está o finalzinho do arquivo /var/log/Xorg.0.log:

(==) AIGLX enabled
(II) Loading extension GLX
(II) LoadModule: "freetype"
(II) Loading /usr/lib/xorg/modules/fonts/libfreetype.so
(II) Module freetype: vendor="X.Org Foundation & the After X-TT Project"
	compiled for 7.1.1, module version = 2.1.0
	Module class: X.Org Font Renderer
	ABI class: X.Org Font Renderer, version 0.5
(II) Loading font FreeType
(II) LoadModule: "nv"
(WW) Warning, couldn't open module nv
(II) UnloadModule: "nv"
(EE) Failed to load module "nv" (module does not exist, 0)
(II) LoadModule: "fbdev"
(WW) Warning, couldn't open module fbdev
(II) UnloadModule: "fbdev"
(EE) Failed to load module "fbdev" (module does not exist, 0)
(II) LoadModule: "vesa"
(WW) Warning, couldn't open module vesa
(II) UnloadModule: "vesa"
(EE) Failed to load module "vesa" (module does not exist, 0)
(II) LoadModule: "vga"
(WW) Warning, couldn't open module vga
(II) UnloadModule: "vga"
(EE) Failed to load module "vga" (module does not exist, 0)
(II) LoadModule: "mouse"
(WW) Warning, couldn't open module mouse
(II) UnloadModule: "mouse"
(EE) Failed to load module "mouse" (module does not exist, 0)
(II) LoadModule: "kbd"
(WW) Warning, couldn't open module kbd
(II) UnloadModule: "kbd"
(EE) Failed to load module "kbd" (module does not exist, 0)
(EE) No drivers available.

Fatal server error:
no screens found

O último erro que me é retornado (além desses no log) no terminal é
esse:

Fatal server error:
no screens found
XIO: fatal IO error 104 (Connection reset by peer) on X server ":0.0"
afetr 0 requests (0 known precessed) with 0 events remaining.

Alguém pode me ajudar com esse problema?
E porque o Portage reclama tanto durante a compilação do Gnome?

Desde já agradeço,
Felipe