From: "Pablo \\\"NatuNobilis\\\"" <natunobilis@××××××××.org>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Portage pos-pane com alzheimer serio
Date: Fri, 16 Sep 2005 18:23:40
Amigos, passei recentemente por uma pane no meu sistema de arquivos
raiz. Foi por erro meu, mas foi uma brecha ridícula que o sistema não
podia ter deixado. Explico depois.

Conseqüências do problema: perdi todo o meu /etc/conf.d (já resolvido),
e meu portage simplesmente acha que eu não tenho nenhum pacote instalado
(totalmente não resolvido). :(

Pois bem. Fora esse troço do portage, meu sistema está funcionando
perfeitamente, como antes. Não precisei reinstalar nada, exceto os
pacotes que tinham arquivos no /etc/conf.d.

Mas como é que eu faço pra informar ao portage que eu já tenho um MONTE
de pacotes instalados? O emerge --inject, que foi minha primeira
tentativa, informa que está "deprecated", e sugere a substituição pelo
/etc/portage/package.provided. Porém, o package.provided é diferente do
que eu preciso.

Tentei ver todos os pacotes instalados através do genlop -l, mas ele só
lista os pacotes instalados desde 2 de dezembro de 2004, sendo que meu
sistema é significativamente mais antigo que isso, e provavelmente tem
pacotes que não aparecem nos logs pós-2/12/2004.

E aí, alguém teria uma sugestão salvadora?

Abraços a todos,
Pablo.

PS: A explicação da falha no fs: Botei meu laptop pra dormir com o
comando 'sync && echo disk >/sys/power/state', e ele foi dormir muito
educadamente. Depois disso, lembrei que precisava ainda pegar um arquivo
no computador, e por isso liguei-o novamente. Por algum motivo, mandei
ele NÃO retornar do sono, ou seja, mandei ele ligar como se ele tivesse
sido desligado normalmente. Já fiz isso várias vezes e nunca tive problemas.
Esta vez não foi diferente. Ele entrou normalmente no sistema.
Desliguei-o-o :)  sem botar pra dormir. Shutdown mesmo.
Correu sem problema.

Na manhã seguinte, liguei o bicho como de costume. Ele ligou como se
tivesse acabado de voltar do sono! Funcionou direito, com alguns avisos
estranhos, como "terminal type blablalba not Linux", entre outros. Achei
que fosse pane passageira. Uma hora, ele se desligou sozinho. Deu medo.

Religuei-o-o :)  e ele foi entrando direito, até dizer que "filesystem
is NOT clean", e tentar limpar o fs. Deu mil mensagens de erro durante a
limpeza, e falou pra eu rodar o fsck (naquele esquema de "Type root
password for system maintenance or press ENTER for normal boot"). Deu
mais medo.

Usei um liveCD do gentoo pra dar um reiserfsck --check e reiserfsck
--rebuild-tree no fs raiz. Erros consertados (vários deles,
aparentemente), reiniciei pelo HD. Para minha surpresa, vários erros
aconteceram durante a inicialização (o /etc/conf.d tinha morrido), e o
portage esqueceu todo seu passado de instalações.

Essa é uma história verídica. Aconteceu comigo mesmo. :(