From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Cópia de um sistema para outro HD
Date: Fri, 05 Aug 2011 15:48:45
1 2011/8/5 Raphael Bastos <tecnologia@×××××××××××××××××.br>
2
3 > Na verdade não há problema nenhum em cópia de discos com tamanhos
4 > diferentes, bastando após a cópia tu redimensionar a partição via
5 > gparted, ou até mesmo o partition magic do windão.
6 > Ex 1:
7 > cenário: disco origem de 20GB e destino de 30GB
8 > resultado após usar o dd: 10GB livres no disco destino.
9 >
10 > Ex 2:
11 > cenário: disco origem de 30GB e destino de 20GB
12 > resultado após usar o dd: se na origem tiver 15GB livres, o disco
13 > destino terá seus 15GB preenchidos, e 15GB livres.
16 Mas aí não estamos falando de dd certo?
17
18 Estou teorizando aqui, mas numa cópia bit a bit o tamanho das partições vai
19 junto com o resto, e além disso, a cópia não sabe o quanto está preenchido
20 (ou se é uma partição, ou se está particionado, nada...) e vai simplesmente
21 copiando, até dar erro de falta de espaço em disco. Quando isso acontecer,
22 se o sistema de arquivos estiver fragmentado, pode ocorrer perda de dados e
23 eu imagino que a partição se tornaria inútil (pois ela não termina em um
24 setor do disco disponível)...
25
26 Posso estar errado (nunca testei isso na prática, exatamente pq imaginei que
27 o que descrevi acima aconteceria).
30 Daniel da Veiga