From: Leonardo Guilherme <leonardo.guilherme@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Cópia de um sistema para outro HD
Date: Fri, 05 Aug 2011 16:15:38
O dd é um comando burro, ele não sabe nada de tamanho de partição nem nada.
Ele pega um byte daqui e coloca o mesmo byte lá, e só.

Já tive bons resultados copiando um disco (todo) menor para um maior,

tipo dd if=/dev/sda of=/dev/sdb. Depois em sdb é só mudar o tamanho no
espaço que sobra (a partição para ser aumentada voce deixa por ultimo.)

No caso da cópia por arquivos, eu uso rsync:

rsync -av --delete /origem /destino copia tudo. Se você não quiser copiar o
home, você pode usar --exclude, tipo assim:

rsync -av --exclude=/home --delete /origem /destino.

No hd de destino você monta as partições certinho onde elas deveriam estar,
e pronto.

Leonardo