From: "João Matos" <jaoneto@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] [OFF] Qual placa de áudio escolher?
Date: Mon, 29 Jun 2009 16:18:41
1 2009/6/29 Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>:
2 > 2009/6/29 João Matos <jaoneto@×××××.com>:
3 >> Eu uso uma cmedia, mas não estou muito satisfeito com o desempenho
4 >> dela no Linux. Ela também já está velha, pedindo outra... Gostaria de
5 >> saber se vcs têm alguma experiência boa com placas com som 5.1 ou
6 >> superior no Linux.
9 > Nunca tive uma Creative que não funcionasse no Linux...
10 > Mas também nunca tive uma placa de som que não funcionasse, mas o
11 > desempenho das Creative é surpreendente, ainda mais por (a exemplo da
12 > Intel, etc) ter drivers opensource...
13 >
14 > http://opensource.creative.com/soundcard.html
15
16 Só pra relatar: todas as placas que eu conheço, funcionam no linux.
17 Mas som 5.1 é outra história. 7.1 então, eu não vejo nem essa opção em
18 software como o kmix.
19
20 Falo isso pq a minha cmedia é reconhecida, funciona muito bem, mas
21 nada de subwoofer. Fiquei com medo de comprar outra, e, mesmo sabendo
22 que tem suporte, ainda continuar com o problema.
23
24 Eu tenho uma placa mãe Intel, com uma placa de som onboard, que pode
25 funcionar em 5.1, mas eu não consegui fazer isso no Linux. O caso
26 dessa placa é mais estranho, pq no Windows, quando ela está
27 configurada para 5.1, tenho q usar a entrada do microfone para
28 conectar as caixas (apesar de ser 5.1 ela só tem saídas, exatamente
29 como as 2.0, porém existe a possibilidade de fazer esse gancho...)
30
31 Vou investigar essas creatives. Me parece que são muito boas. Valeu pela dica.
32 --
33 João de Matos
34 Linux User #461527