From: natunobilis@××××××××.org
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Script 'services'
Date: Fri, 07 Jul 2006 20:47:18
1 Como acho chato escrever "/etc/init.d/serviço açao", uso um script chamado
2 service, que funciona como nas distribuições RPM.
3
4 Um "service local restart" reinicia o serviço local. Esse script
5 ("service") já foi discutido aqui na lista.
6
7 Hoje eu precisei reiniciar mais de um serviço e então fiz essa modificação
8 no script, que aceita quantos serviços o usuário quiser, e realiza a mesma
9 ação pra todos eles.
10 Ou seja, um "service local postfix xdm stop" vai parar todos esses 3
11 serviços.
12
13 Aí vai o script. Como eu precisei aprender a mexer em arrays em bash, é
14 bem provável que algumas modificações caiam muito bem nele.
15
16 -------------------------
17 #!/bin/bash
18
19 args=( $* ) # Gambiarra pra eu conseguir extrair a acao a tomar
20 action=${args[$#-1]} # Sem a gambiarra, nao consegui pegar o
21 # ultimo elemento
22
23 for service in $*
24 do
25 [ $service != $action ] && /etc/init.d/$service $action
26 done
28
29 Comentários são bem vindos, principalmente sugestões de como evitar o uso
30 da gambiarra.
31
32 Abraços a todos,
33 Pablo N. Hess