From: Thiago <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] duvida sobre o USE do gentoo
Date: Sun, 23 Jul 2006 09:29:23
1 > digo a real, eu nao li a questao mandada para a lista na integra, e
2 > realmente no momento que escrevo este e-mail não estou sobrio, mas na
3 > resposta anterior o Thiago diz que não existe a USE nvidia para o gentoo..
4 > assim eu confirmo que é verdade entre aspas ....
5
6 Olá meu amigo, eu entendo a sua situação, certas vezes eu também sou
7 ansioso como você e algumas outras também acontece de eu não estar la
8 muito sóbrio. Também já me aconteceu algumas vezes de voltar pra casa no
9 meio da madruga, chegando do festerê, e ainda ligar o computador pra
10 entrar na internet.
11 Então você descansa, dorme tranquilo e, amanhã, quando você for ver os
12 seus e-mails, você da mais uma lida no meu e-mail, agora com calma, e note
13 que pelo menos essa sua resposta precipitada me serviu para mostrar a
14 existência do arquivo use.local.desc, o qual eu desconhecia. Muito
15 obrigado.
16
17 Para economizar um pouco de trabalho eu coloquei uma cópia da parte
18 relevante da minha resposta abaixo.
21 -----
22
23 > USE="alsa -arts cdr nvidia usb -pam -kde -qt mmx sse sse2"
24 > O resto no package.use...
25 >
26 > PS: antes que alguém diga, eu SEI que algumas destas flags não
27 > existem, copiei direto do /proc/cpuinfo as flags do processador,
28 > algumas existem, outras não, não tive tempo de checar).
29
30 Lamento informar-lhe, mas você está enganado.
31
32 Todas essas USE's existem. :)
33
34 Apenas a USE nvidia eu não encontrei no /usr/portage/profiles/use.desc,
35 mas rodar "quse nvidia" levou 17 segundos pra responder que pacotes como
36 sensors-applet e cpufreqd usam-na.
37 E garanto que levei bem mais tempo respondendo esse e-mail que verificando
38 isso que você não quiz verificar.
39
40 Mas, pra isso servem os amigos...
41
42 Abraços a todos.
43
44 -----
45
46 Então, já que você comprovou ter um conhecimento mais apurado que o meu
47 sobre USE's no gentoo quem sabe você poderá ajudar nosso amigo Flávio (lá
48 do início da thread, lembra?) já que eu não tive capacidade pra isso e me
49 limitei a escrever uma resposta infame para um assunto que não tinha nada
50 a ver com o inicio da questão.
51
52 Ah! Flávio, dá uma olhada em "Documentação do sistema Gentoo" em
53 www.gentoo.org/doc/pt_br. E se eu não me engano o segundo e o terceiro
54 capítulos do handbook falam até mais do que a referência acima.
55
56 Só um detalhe sobre o código logo abaixo:
57 VIDEO_CARDS é uma variável, USE é outra. O fato da variável VIDEO_CARDS
58 estar definida para nvidia irá ativar uma USE video_cards_nvidia. A flag
59 de USE nvidia faz outra coisa. Então, para nvidia, temos duas USE's: uma
60 explicita, nvidia, e outra escondida, video_cards_nvidia. Se eu não me
61 engano essa opção de se ter USE's escondidas é um recurso do portage-2.1
62 que se chama USE_EXPAND. Fiquei sabendo sobre ele no HOWTO do initng da
63 página oficial do initng, a qual cheguei a partir do HOWTO do gentoo-wiki.
64 dica: # equery uses xorg-server
65
66 Então é isso.
67
68 T+.
71 > para o xorg .....
72 > grep nvidia /etc/make.conf
73 > VIDEO_CARDS="nvidia"
74 > .....
75 >
76 > grep nvidia /usr/portage/profiles/use.*
77 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:dev-games/ogre:cg - nvidia toolkit
78 > plugin
79 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:games-fps/unreal-tournament-goty:S3TC
80 > - Add the extra fancy textures to UT ... only works on certain cards
81 > (nvidia/ati/s3)
82 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:gnome-extra/sensors-applet:nvidis -
83 > Enable support for nvidia sensors
84 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:media-libs/xine-lib:nvidia -
85 > Support the nvidia XvMC libs
86 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:media-tv/mythtv:nvidia - Enable
87 > XvMC support for nvidia (depreciated in new ebuild)
88 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:media-video/mplayer:nvidia -
89 > Enables support for the nvidia xvmc video driver
90 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:media-video/nvidia-glx:dlloader -
91 > Enable dynamic module loader instead of ELF loader. Installs
92 > nvidia_drv.so instead of nvidia_drv.o.
93 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:media-video/totem:nvtv - Support
94 > for nvtv to use tv in on nvidia cards
95 > /usr/portage/profiles/use.local.desc:sys-power/cpufreqd:nvidia - Enable
96 > nvidia overclocking (nvclock) plug-in
106 Thiago