From: Daniel van Ham Colchete <daniel.colchete@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] OpenVPN com full-mesh
Date: Wed, 26 Apr 2006 18:45:12
1 Fala pessoal!
2
3 Bom de mais da conta???
4
5 Pessoal, existem pelo menos dois tipos de VPNs multipontos:
6 configuração estrela e configuração full-mesh.
7
8 Na configuração estrela, todos os pontos se conectam em um servidor
9 central. Todo o tráfego é roteado por esse servidor central. Eu tenho
10 uma VPN configurada assim no meu trabalho com OpenVPN.
11
12 A configuração full-mesh, o tráfego entre dois "clientes" da VPN não
13 precisam passar pelo servidor central (mas podem, caso necessário). Eu
14 sei que isso é possível fazer com o TINC por exemplo.
15
16 Eu gostaria de fazer isso com o OpenVPN, alguém sabe de é possível?
17 Criar um novo par de ips para cada link seria um pouco inviável... Eu
18 quero que seja algo meio automático tipo o tinc ja faz. Tem muita
19 gente na net falando que isso funciona, mas eu gostaria de saber como
20 fazer. Não achei no Google.
21
22 Um grande abraço
23 Daniel