From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Plasma consumindo muita memória?
Date: Sat, 04 Oct 2008 08:23:51
1 2008/10/4 Davi Vidal <davividal@×××××××××××××.br>:
2 >> Em amd64 é normal os binários serem maiores e ocuparem mais memória
3 >> também, a diferença é de cerca de 20 a 30%.
4 >
5 > E sem apresentar uma melhora significativa na execução, certo?
6 > Estou pensando sériamente em passar meu sistema pra x86. Além de
7 > usar menos memória, vou voltar a ter o flash e o java funcionando sem
8 > precisar fazer malabarismos. :-P
11 Certo. Eu usei por um ano e acho que não vale a pena, principalmente
12 por causa da memória. 1gb de ram já é pouco pra mim em 32bits, em
13 64bits entao tenho que ficar manerando meu uso, sem poder abri tudo
14 que eu quero, quando eu quero, pq qdo comeca usar muita swap e fazer
15 mto trashing fica impossivel de usar o sistema.
16
17 Sem contar a penalidade no IO tambem. Eu usei em um notebook, em que
18 normalmente os hds sao um pouco mais lentos que os de desktop, mas o
19 tamanho a mais nos binarios e bibliotecas jah torna perceptivel a
20 diferença para abrir os programas e carregar o sistema..
21
22 Teve uma thread aqui sobre 64bits, lembra:
23 http://archives.gentoo.org/gentoo-user-br/msg_42653d3296bf71a0ef6146cb63b75bfe.xml
26 >> *Eu estou usando o kde 4.1.68 (4.2alpha2), e ele é muito mais rápido e
27 >> estável que o 4.1.1. Eu consideraria o upgrade também.
28 >
29 > Quão estável está? Estável a ponto de poder ser utilizado sem
30 > problemas num desktop em produção?
31
32 Depende do ponto de vista, do contexto, do usuário...
33
34 Por exemplo, o KDE lançou a pouco como stable o KDE 4.1.2. E antes
35 disso o 4.1.1. Eu consideraria essas versões no _máaaaximo_ um beta...
36
37 Eu estou usando o KDE 4.1.68 no meu desktop em produção, e dependo
38 dessa máquina pra trabalhar, então eu mantenho outros desktops e wms
39 instalados (como o kde 3) caso de pau no KDE numa hora crítica, como
40 já aconteceu...
41
42 Mas ainda não tive nenhum crash fatal, que não pudesse ser recuperado
43 reiniciando o componente do kde que travou. Por isso que eu digo que
44 depende do usuário, se der um pau em que vc perca o teclado, teu
45 usuário tem conhecimento e experiência para, por exemplo entrar num
46 tty ou por ssh e reinicar o kwin remotamente ou vai simplesmente
47 apertar reset e xingar "essa bosta de linux"?
48
49 E se vc considera o 4.1.1 estável para um desktop em produção, vá de
50 olhos fechados pro 4.1.68, é _muito_ melhor. Eu só estou o 4.1.68 há 3
51 dias e não achei nenhum bug ainda, mesmo sendo pouco tempo, eu assumo
52 que não deva ter havido muitas regressões em relação ao 4.1.67, que
53 usei por mais tempo e tive muito muito menos problemas que o 4.1.1.
58 Fabiano.