From: Daniel van Ham Colchete <daniel.colchete@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Dica legal de segurança
Date: Fri, 17 Mar 2006 12:28:19
1 Quem é velho de Linux lembra que o named era sempre visto com maus
2 olhos no quesito segurança. Eu não sei como é hoje, já que eu não
3 acompanho essas coisas mais de perto.
4
5 Pois bem, para resolver essa questão da segurança do named, o pessoal
6 da ISC deu uma melhorada no sistema e criou a possibilidade de você
7 executar o named em uma chroot jail facilmente.
8
9 Chroot jail é você aprisionar a execução de um software dentro de um
10 subdiretório do seu sistema. O software só consegue acessar o que está
11 lá dentro. Se alguem descobrir uma falha de segurança no software e
12 invadir o seu servidor pelo software, ele só tem acesso a esse
13 diretório do chroot, e nada mais. Mas isso também significa que tudo
14 que o software precisar deve estar na chroot jail: bibliotecas,
15 arquivos de configuração, etc...
16
17 No caso do named, a chroot jail dele é simples pois você não precisa
18 ter um Linux completo com todas as bibliotecas dentro desta chroot.
19 Apenas arquivos de configuração e alguns arquivos de dispositivo.
20
21 Com o Gentoo o esquema fica mais fácil ainda. O Gentoo tem um script
22 que cria tudo para você e o script do init.d já carrega tudo certinho.
23 No caso do Gentoo, o diretório do chroot fica sendo "/chroot/dns".
24 Para ativar este recurso você precisa executar
25
26 # emerge --config =net-dns/bind-9.3.2
27 (troque a versão do seu bind se for o caso)
28
29 Com isso toda a configuração do seu named será copiada para o
30 diretório /chroot/dns/etc/bind e será lida de lá apartir de agora.
31 Mantenha o diretório /etc/bind, mas o arquivo que o Bind vai
32 considerar de agora em diante é o /chroot/dns/etc/bind/named.conf,
33 tudo agora fica dentro de /chroot/dns (arquivos de zona, por exemplo).
34
35 Eu descobri isso lendo o arquivo /etc/conf.d/named (não deveria ser bind??).
36
37 Isso é uma feature que me dá uma segurança legal, pois quando alguem
38 descobrir um bug de segurança no named eu não vou ficar vulnerável
39 enquanto a correção não for para o Portage (o que é bem rápido).
40
41 Um grande abraço para vocês
42 Daniel Colchete