From: Davi <davividal@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo ocupou toda minha partição raiz
Date: Thu, 05 Apr 2007 15:28:34
1 Em Quinta 05 Abril 2007 12:07, Mario Domenech Goulart escreveu:
2 > On Thu, 05 Apr 2007 11:37:11 -0300 Felipe Ribeiro <felipe.lloyd@×××××.com>
3 wrote:
4 > > Fui tentar compilar o OpenOffice e vi que toda a partição raiz já estava
5 > > ocupada!
6 > > / -> 5,7 GB
7 > > /home -> 19 GB
8 > > swap -> 512MB
9 > >
10 > > O Gentoo usa tanto espaço da partição raiz assim?
11 >
12 > Porque o diretório temporário usado pelo portage fica dentro de /var/tmp
13 > (a menos que explicitamente configurado em diretório diferente).
14 > Arquivos temporários ocupam bastante espaço durante o processo de
15 > compilação. Como o teu /var/tmp está dentro do sistema de arquivos
16 > montado em /, este tende a ficar mais cheio durante as compilações.
17 >
18 > > Se for isso mesmo imagino que a única solução seja redimensionar a
19 > > partição.
20 >
21 > Provavelmente o problema seja devido ao espaço necessário para compilar
22 > o OpenOffice (acredito que mais de 2GB).
23 >
24 > Uma coisa que podes fazer é dizer para o portage usar outro diretório
25 > temporário, fora do sistema de arquivos /.
26 >
27 > ,----[ man make.conf ]
28 >
29 > | PORTAGE_TMPDIR = [path]
30 > | Defines the location of the temporary build directories.
31 > | Defaults to /var/tmp.
32 >
33 > `----
34 >
35 > Um abraço.
36 > Mario
37
38 E se apagar o diretório /var/tmp?
39 O que acontece?
40
41 []s
42 --
43 Davi Vidal
44 davividal@×××××××××××××.br
45 davividal@×××××.com
48 Agora com fortune:
49 "You know you're using the computer too much when:
50 you go to the cinema to watch a movie and the only thing that can catch your
51 attention is wondering what the specs on the computer they show in the movie
52 are
53 -- PingEnt"