From: Renan Manola <rmanola@××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Layout do teclado mudando sozinho
Date: Tue, 02 Jun 2009 20:38:55
1 Olá pessoal, eu vinha usando o gentoo há quase um ano sem problemas, ao que
2 parece, depois de atualizar o Xorg para a versão 1.5 o layout do meu teclado
3 começou a mudar sozinho. Até hoje eu não consegui realizar uma sequência de
4 passos para poder reproduzir esse comportamento. Eu só sei que, após logar
5 na minha conta, ele está normal, se eu sair (trancar a tela) e depois
6 voltar, ele também está normal, se outros usuários logarem e depois eu
7 voltar, ele também fica normal. No entanto, algumas vezes quando essas
8 coisas acontecem ao longo do dia e eu fico um tempo longe do PC, quando
9 volto e destranco minha tela pra mexer nele, ocorre esse problema. O layout
10 do meu teclado fica pra US, ou seja, meu Ç vira um ;, meu " vira um ~ e
11 essas coisas. A única coisa que eu consigo fazer para remediar, é deslogar
12 da minha conta e logar denovo, aí ele volta a ficar normal.
13
14 Eu gostaria de saber se isso é um problema conhecido de vocês e o que
15 poderia estar ocasionando esse problema. Lembrando que meu teclado está
16 configurado usando o evdev no xorg.conf. Se alguém me apontasse uma forma de
17 fazer ele voltar ao normal sem eu ter que re-logar na minha conta, já vai
18 ajudar muito.
19
20 Abraços.
24 Renan Manola