From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo ocupou toda minha partição raiz
Date: Sat, 07 Apr 2007 19:14:24
1 Quoting Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
2
3 > O reiser tem algoritmos de auto-desfragmentação. Você percebe algum
4 > ganho real com o seu esquema de várias partições em LVM? Se sim, será
5 > que esse ganho, mais o overhead do LVM, ainda teria performance
6 > superior à uma reiser "fragmentada" como você diz?
7
8 Bom, perceber vizivelmente é difícil, mesmo porque eu jamais fiz
9 testes nesse sentido antes e depois de implementar o lvm. Também
10 quando eu implementei o lvm as minhas partições não tão velhas, e eu
11 já tinha partições diferentes pro /usr e pro /var.
12
13 Eu comecei a usar lvm mesmo foi pra ter a possibilidade de mudar meu
14 esquema de particionamento livremente "on-the-fly", esse sim foi um
15 ganho e tanto.
16
17 > Na verdade, eu nunca percebi os efeitos de uma reiser fragmentada, mas
18 > também nunca procurei direito, e pode ser ignorância minha, claro.
19 > Acho que tema seria inclusive interessante para se fazer um estudo de
20 > performance, reiser fragmentada, reiser desfragmentada, e LVM. Quem
21 > sabe eu faça algo assim "um dia quando tiver tempo".
22
23 Imagino que esses efeitos só vão aparecer depois de um ano e meio de
24 uso, obviamente dependendo muito de como se usa a partição. Digo isso
25 porque já vi um tópico no fórum do gentoo de um cara falando que com o
26 tempo o seu gentoo começou a ficar mais lento pra tudo, um emerge
27 --metadata "takes forever to do". Então o pessoal no fórum chegou a
28 conclusão que só podia ser fragmentação do sistema de arquivos, mesmo
29 porque o gentoo dele já tinha mais de 3 anos. Mas isso faz muito
30 tempo, e eu nem terminei de ler o tópico, nem me prestei a sair
31 catando ele, acho melhor não me preocupar tanto com isso e esperar
32 acontecer pra ver.
33
34 A propósito, como você vai considerar uma partição reiserfs
35 fragmentada? Ou pior, como mensurar isso?
36
37 > Aí depende muito do uso. Meu desktop muito raramente não está
38 > utilizando swap, principalmente depois que instalei AMD64 com
39 > multilib, mesmo não usando nada de 32bits. E eu tenho 1 GB, querendo
40 > "uppar" pra 2, mas memória de notebook é muito caro...
41
42 Que coisa. Alguém mais tem a mesma reclamação pra fazer ou seu caso é isolado?
43
44 > Na verdade eu quis dizer /tmp ao invés de swap. Como tava falando de
45 > swap, pensei em uma coisa e escrevi outra =P
46
47 Mas o /tmp tem um uso muito leve, geralmente apenas poucos megas.
48 Raid0 é bem mais útil no /usr/lib.
49
50 É isso.
53 thiago