From: Magno Torres <magnotorres@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Atualizar o portage
Date: Tue, 02 Aug 2005 15:02:03
1 Giscard,
2
3 Faça o seguinte:
4 Primeiro vc precisa atualizar o portage da sua maquina, para isso:
5 faça um tar do portage da maquina do seu trabalho, se quiser, retire o
6 distfiles e o packages:
7
8 No trabalho
9 cd /usr
10 tar -cvf portage.tar -X <(find portage/distfiles; find portage/packages)
11 portage/
14 Na sua casa, atualize o portage:
15 cd /usr
16 mv portage portage-old
17 tar -xvf /mnt/cdrom/portage.tar
18 rm -rf portage-old
19 De um emerge -uDp world, jogue a saida pra um arquivo e grave no CD, é o que
20 será necessário para atualizar.
23 A partir dai, vc tem dois caminhos:
24 1. Ou copia os fontes que precisa no seu trabalho e deixa compilando na sua
25 casa
26 2. Ou no seu trabalho, vc deixa compilando os pacotes e só instala os
27 binários na sua casa
28
29 No trabalho:
30 Copie o seu make.conf e /etc/portage da maquina da sua casa para a maquina
31 do seu trabalho. Faça backup dos respectivos arquivos do seu trabalho
32
33 Caso queira apenas os fontes(1):
34 mv /usr/portage/distfiles /usr/portage/distfiles.work
35 mkdir /usr/portage/distfiles
36 emerge -f $(sed -e 's/^\[.*\] \([^\[]*\).*$/=\1/' /mnt/cdrom/emerge.casa)
37 Depois copie para o CD o /usr/portage/distfiles
38 e limpe a bagunça ;)
39 rm -rf /usr/portage/distfiles
40 mv /usr/portage/distfiles.work /usr/portage/distfiles
41
42 Caso 2 - fica mais complicado, mas se as use flag forem parecidas, nao deve
43 ter muito problema. A condição é ter todos os softwares que vc for querer
44 compilar já instalados na maquina do trabalho
45
46 Ai vc faz:
47 mv /usr/portage/packages /usr/portage/packages.work
48 emerge -B $(sed -e 's/^\[.*\] \([^\[]*\).*$/=\1/' /mnt/cdrom/emerge.casa)
49
50 Esse emerge só vai funcionar se todos os programas já estiverem instalados
51 na maquina.
52 Se der falha execute:
53 emerge -pv $(sed -e 's/^\[.*\] \([^\[]*\).*$/=\1/' /mnt/cdrom/emerge.casa)
54 Veja os programas que estao N ou NS e os instale - volte o make e o portage
55 antes
56
57 É complicado mas funciona, eu faço isso aqui, tenho um pentium4 no trabalho
58 e um k6II em casa q uso pra me martirizar dos meus pecados. Arquiteturas bem
59 diferentes e tudo funcionou numa boa, até o xmame. Só tive problemas com o
60 bash até hoje. Ai peguei o fonte e compilei ele no micro de casa.
61
62 Depois em casa:
63
64 No caso 1, copie dos arquivos /mnt/cdrom/distfiles para
65 /usr/portage/distifiles ou altere no make.conf o
66 DISTDIR=/mnt/cdrom/distfiles, ai faça emerge -uDa world e va dormir ;)
67
68 No caso 2, copie /mnt/cdrom/packages para /usr/portage/packages ou altere no
69 make.conf o PKGDIR=/mnt/cdrom/packages
70 Ai faça emerge -KuD world, lembrando q se der algum problema de dependencia
71 ele irá falhar, ai vc da emerge -K pacote1 pacote2 ...
72
73 Viu como é simples?! ehehheeh
74 Boa sorte