From: "Lincoln Lordêllo" <lincoln.lordello@×××××××××.br>
To: Lista Gentoo <gentoo-user-br@l.g.o>
Subject: [gentoo-user-br] Lixo na remoção de pacotes
Date: Sat, 24 Jun 2006 15:31:12
1 Pessoal, ao remover pacotes o portage verifica se os arquivos no disco
2 foram alterados, em caso positivo ele não os remove. Tudo bem, isso não
3 é novidade alguma, mas daí vem meu questionamento. Não existe registro
4 do que não é removido do sistema? Um registro dos arquivos obsoletos ou
5 pacote removidos parcialmente?
6 Estava eu brincando com o revdep-rebuild e novamente me deparei com
7 arquivos quebrados, que ficavam pedindo para ser re-compilados sempre,
8 quando bateu um estalo, "que arquivos são esses??" Bom, simplesmente
9 existiam 4 pastas do ImageMagick em /usr/lib, provavelmente alterados
10 pelo fix_libtool, e outros arquivos órfãos, que foram deixados no disco
11 pelo portage =\
12 Já não é a primeira vez que isso acontece comigo, e provavelmente não
13 será a última. Isso acaba gerando "problemas fantasmas", do qual os
14 usuários novatos e "não investigativos" ficam lotando fóruns de
15 perguntas.
16 Afinal eu acho que deveria existir uma opção parecida com o "purge do
17 Debian", que remove tudo, até os arquivos de configuração. Eu sei que o
18 portage tem um purge, mas sua função é apenas manter uma versão de
19 determinado pacote. Ou pelo menos que o portage não deixasse lixo
20 no /usr. Eu sei que meu /etc está cheio de arquivos fantasmas, mas ainda
21 não tive tempo de ir na caça às bruxas. Arquivos no "env.d" fantasmas
22 são extremamente perigosos!
23 Umas duas semana atrás me deparei com uma atualização mal feita do
24 pacote shadow, um arquivo do /etc estava errado, tive que removê-lo e
25 re-compilar o pacote para que tudo ficasse funcionando novamente. Acho
26 essa proteção excessiva de arquivos prejudicial a longo prazo, quando se
27 usa o Gentoo por cerca de 2 anos ou mais sem re-construir do zero, vai
28 acumulando bastante lixo no sistema.
29 Obrigado pela atenção de quem leu tudo até o fim ;-)
32 Gentoo AthlonXP GNU/Linux
33 GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
34 /"\
35 \ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
36 X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
37 / \