From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Erro ao carregar KDE
Date: Fri, 23 Feb 2007 04:37:45
1 Meu amigo, você não está entendendo o seu problema, o problema que
2 você ainda tem. O seu problema nunca foi com o kde e jamais aqui te
3 ajudamos a configurar o kde. O kde é, principalmente, um gerenciador
4 de janelas com vários recursos.
5
6 O seu problema reside na configuração do servidor de interface
7 gráfica, o X, o programa que interaje diretamenta com a placa de vídeo
8 para fazer a resolução e o número de cores desejadas e prover uma
9 camada entre os softwares gráficos e o kernel. Na configuração dele é
10 que você está patinando.
11
12 Desculpe o email incisivo, mas acho que você não está entendendo algo
13 extremamente importante sobre o funcionanmento de um sistema linux.
14 Você consegue conseber a idéia de que um linux rodando um aplicativo
15 gráfico possui um kernel, que está comunicando-se com o hardware e
16 controlando os processos, o servidor gráfico (o X), que prove o modo
17 de comunicação com a placa de vídeo e só depois o programa que você
18 está executando e usando diretamente?
19
20 Você leu com atenção o howto do xorg, entendeu o que ele é? Ele é um
21 software diferente do kde, porém o kde precisa dele, então quando você
22 instalou o kde o portage puxou o xorg como dependência. Por isso
23 jamais o arquivo /etc/X11/xorg.conf fez parte da configuração do kde.
24
25 Outra coisa que você entendeu errado é que o Caio não lhe disse o que
26 fazer para solucionar o problema, ele apenas lhe disse pra TESTAR o
27 driver vesa, um driver de vídeo genérico que é compatível com qualquer
28 placa de vídeo mas que não convém ser usado por possuir um desempenho
29 muito ruim. Experimente arrastar uma simples janela pela tela e você
30 conseguirá perceber a tela sendo atualizada, isso devido a mesmo essa
31 simples tarefa exigir bastante processamento.
32
33 É claro que se você quizer você pode continuar usando o driver vesa,
34 porém você estará desperdiçando os recursos da sua placa de vídeo e
35 sobrecarregando o processador. Além disso qualquer tarefa que exigir
36 uma atualização mais frequente da tela irá se tornar impraticável e
37 você logo ficará insatisfeito com a "controversa" performance que uma
38 distribuição que compila todos os pacotes deveria ter. Entende?
39
40 Mais uma vez desculpe pelo email insistente porém eu não me satisfasso
41 de ver alguém "iludido" com uma solução que eu sei que não pode ser
42 considerada nem satisfatória.
43
44 Ok?
45
46 Aguardo pelo resultado do seu teste com o driver sis, pela resposta da
47 pergunta que eu fiz e você não me respondeu (você esperava rodar o kde
48 sem ter configurado o X?, acredite, é importante) e pela resposta a
49 pergunta que o Caio fez sobre o conteúdo dos diretórios que ele sitou.
50
51 Obrigado pela compreensão.
52
53 Abraços.
54
55 Quoting Antonio Neto <antonioxavierneto@×××××.com>:
56
57 > Muito Obrigado a todos que colaboraram com o sucesso da instalação do KDE. A
58 > solução de Caio funcionou!! As outras configuração como Video_cards,
59 > INput_dvices em make.conf devem ter ajudado tb.. assim como outros emerges
60 > indicados por vcs!!
61 > agora o KDe ta uma @#$%¨# Todo troncho... ://
62 > Abraços!
63 >