From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Paludis
Date: Sun, 05 Oct 2008 04:58:14
1 2008/10/4 Davi Vidal <davividal@×××××××××××××.br>:
2
3 >> O que tu chama de "parallel-compilling"? Isso:
4 >> http://paludis.pioto.org//faq/howdoi.html#distcc
5 >
6 > Não. Isso é compilação distribuída. O conceito de parallel-compiling
7 > seria algo mais ou menos assim: você está instalando o pacote A e o pacote
8 > B. Isso resulta no seguinte:
9 >
10 > # emerge -pvt a b
11 >
12 > a
13 > \- c
14 > \- d
15 > \- e
16 > b
17 >
18 > Nesse caso, o Portage faz o seguinte: como o pacote E não depende
19 > do D para ser compilado, ele compila o D e o E em paralelo. Terminando o E,
20 > ele compila o B (que não depende de mais ninguém). Terminando o D, ele já
21 > pula para o C.
22 > Eu não sei, exatamente, a ordem em que isso acontece, mas o
23 > conceito é exatamente esse.
24
25 Mas eu não vejo essas compilações em paralelo como vantagem, afinal se
26 eu estou compilando um pacote o meu provavelmente processador está
27 totalmente ocupado com isso, então qualquer coisa que eu fizer a mais
28 vai servir mais para atrapalhar a compilação e, consequentemente, o
29 que eu estou fazendo a mais, do que ajudar.
30
31 É como você colocar o makeopts=-j2 para o seu processador dual core e
32 rodar make -j2 duas vezes, ao mesmo tempo, você vai lançar 4
33 compilações em paralelo. Assim a vantagem que você tinha com o
34 paralelismo vai pro espaço porque você está honerando seu processador
35 com muitas trocas de contexto, e entre processos pesados.