From: Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Limpando pacotes não usados
Date: Sun, 05 Oct 2008 16:29:29
1 2008/10/5 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2 > Eu andei instalando e desinstalando muitas coisas esses tempos.
3 >
4 > Ai queria dar uma limpada na casa rs
5 >
6 > Seria prudente eu dar um emerge -depclean, seguido de um revdep-rebuild?
7 > Ou seria melhor um emerge -c nos pacotes?
10 Os dois. O depclean usa o arquivo world(e também um world set no
11 portage 2.2) como base para fazer a limpeza. Caso um pacote instalado
12 no sistema não seja dependência(direta ou indireta) de pelo menos um
13 pacote listado no arquivo, ele é limpado.
14
15 emerge -c elimina os pacotes no arquivo world.
16
17 Só um aviso: Não desinstale um pacote que o sistema dependa dele para
18 funcionar. Pode parecer óbvio, mas às vezes existe um blocker entre
19 pacotes básicos, e você tem que escolher um deles. A dica é primeiro
20 baixar os fontes, compilar e gerar um pacote para instalar depois. Aí
21 sim desinstale o pacote. Se der problema, já terá ele guardado para um
22 salvamento rápido.