From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] [OT] Servidor Web com HTML/URL reescrito
Date: Thu, 24 Aug 2006 15:42:14
1 On 8/23/06, Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com> wrote:
2 > On 8/23/06, Alain Dellon Brito <delloncba@×××××.com> wrote:
3 > >
4 > > Bom, não gosto de dar dicas sobre como burlar sistemas de firewall, afinal
5 > > eu sou um administrador de redes e sempre fico furioso quando meus usuários
6 > > tentam esse tipo de ação.
9 > No caso, eu sou o administrador do sistema, o problema reside no fato
10 > do servidor central de cache que permite solicitações ao site original
11 > estar em outra localidade, e eu não quero abrir este para que outros
12 > usuários possam utilizar serviços que a empresa não ofereça. Na
13 > verdade o software (squid) veio configurado e tem uma espécie de
14 > contrato, então procuro não mecher muito nas configurações. Mas
15 > entendo completamente sua preocupação, já tive dores de cabeça com
16 > isso.
17 >
18 > > Mas existe uma dica que pode funcionar se ouver uma certa brecha nas regras
19 > > desse Servidor Squid/firewall que está te barrando. Primeiramente é
20 > > necessário que seja detectado alguma porta na qual você tenha acesso externo
21 > > liberada nesse firewall. Tipo porta 22 (SSH) é comunmente liberada pois os
22 > > admins precisam acessar servidores externos, ou qualquer uma que não seja
23 > > nem 80 e nem 443.
24 > >
25 > > O próximo passo é mais complicado, pois exige que você tenha um servidor ssh
26 > > externo ou tenha pelo menos um acesso a ele (peça para um amigo criar um
27 > > usuário e senha para você no servidor dele, caso vc não tenha um). Esse
28 > > servidor deverá estar rodando o daemon do ssh na porta que você escolheu.
29 > > Você pode deixá-lo padrão na 22 mesmo e rezar para que o firewall não a
30 > > esteja barrando esta porta.
31 > >
32 > > De posse disso, você vai usar o programa putty para criar um tunnel de
33 > > conexão pela porta 22 ou seja lá qual você for usar. Obs: Não vou ensinar em
34 > > detalhes como usar o putty, pois parto do princípio que você tem
35 > > conhecimento suficiente para operá-lo.
36 > >
37 > > Agora abra o putty e vá no menu Connection > SSH > Tunnels.
38 > > Aqui só é necessário informar os seguintes campos:
39 > > Marque a opção "Remote ports do the same"
40 > > Para adicionar o campo a seguir, a opção "Dynamic" deve estar selecionada.
41 > > Source Ports --> Adicone as portas 80 e 443. Adicione uma de cada vez.
42 > >
43 > > Agora volte no menu Session e informe o endereço ip e porta do servidor ssh
44 > > externo.
45 > > Conecte, informe o usuário e senha.
46 > > Depois de conectado, vem a parte legal.
47 > > Abra o IE ou MSN ou qualquer programa onde é possível configurar uma conexão
48 > > SOCKS.
49 > > No IE vá em conexões, marque para ele usar proxy e depois clique no botão
50 > > "Avançado".
51 > >
52 > > Agora você deverá informar ao IE os seguintes dados:
53 > > No campo Socks informe o ip 127.0.0.1 e a porta deixe em branco.
54 > >
55 > > Pronto!!! Eu não disse que seria fácil. Mas funciona que é uma beleza.
56 > >
57 > > Até+
60 > Obrigado Alain, mas tunelamento SSH não é o que procuro, quero
61 > utilizar o serviço já existente (um proxy na porta 8080) para acessar
62 > um site, do qual eu possa navegar para outro, de forma que o squid
63 > pense que estou acessando o servidor que está na minha casa, mas este
64 > servidor de casa sirva páginas hospedadas pelo mundo afora (e que usam
65 > HTTPS) através da minha conexão ADSL, o esquema de IP e blablabla não
66 > é problema, queria mesmo era um HTML form em que eu digite um endereço
67 > e meu computador de casa pegue este endereço e me mostre o resultado,
68 > reescrevendo links e forms para que eles funcionem.
69 >
70 > O tunelamento não funcionaria pois não tenho acesso a nenhum IP real
71 > de dentro da minha LAN, pois tudo passa pelo squid.
72 >
73 > De qualquer forma obrigado, parece-me que vou ter que estudar mesmo
74 > alguns módulos do apache e escrever um PHP bem bolado para isto.
77 Bueno, depois de mais pesquisa, achei o CGIProxy, um software muito
78 bem escrito, e que acabou me dando exatamente o que eu queria. O
79 detalhe foi editar o fonte para ele permitir o acesso a sites HTTPS
80 mesmo que o MEU server esteja rodando HTTP normal. Mas foi tranquilo.
81 De qualquer forma, fica a dica se alguém precisar de algo do tipo.
84 Daniel da Veiga
85 Computer Operator - RS - Brazil