From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] atualização automática de servidor
Date: Tue, 29 May 2012 04:24:55
Pessoalmente, tentativas de update automatizado só me deram dor de
cabeça, se o versionamento não te obrigar (necessidade de uma versão
específica de um serviço) não aconselho.

Verifique periodicamente as GLSAs e seja feliz. Um server não
vulnerável é um bom server. Kernel só se tiver uma vulnerabilidade,
ou, novamente, se se fizer necessário pelo versionamento dos serviços.
Genkernel é para desktops de gente que nem sabe o que é um kernel (ou
precisa invariavelmente de um initramfs, o que é desnecessário em um
server virtualizado.

Se for necessário última versão, nada melhor que uma VM para testar
(rodar server sem VM hoje é ridículo, contraprodutivo e amador),
configura a VM, tudo certo, down na antiga, up na nova, 99,9% de
uptime do serviço. Virtualização hoje não é mais um luxo, é uma
necessidade! Mesmo que só se rode uma VM, fica escalável, fácil de
configurar, dar update e contornar problemas (interfaces de rede com
VLANs, versionamento, atualização automática de cluster ou VMs
remotas).

2012/5/28 Alexandre Riveira <alexandre@××××××××××××××.br>:
> Boa noite pessoal ! > > Gostaria da opinião dos colegas. Existem alguns colegas que utilizam outras > distros (redhat especialmente) que agendam no contrab a atualização do > servidor. > O que vocês acham disso, , não sei se é uma boa prática ou não. No nosso > caso de gentoo ser rolling release seria conveniente também ? Se sim, > imagino que seria imprenscindível um revdep-rebuild após a atualização. > > Por último como os colegas gerenciam o kernel ? Rodam manualmente um > genkernel manualmente em cada servidor ? Ou criam um binário do kernel e > saem apenas atualizando ? > > > Abraço a todos, > > > Alexandre Riveira >
-- Daniel da Veiga