From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Sobre o Erro no env + chroot
Date: Mon, 25 Oct 2010 02:23:45
1 Em 24 de outubro de 2010 18:55, Cleverson Casarin Uliana
2 <clever92000@×××××××××.br> escreveu:
3
4 > De fato me enganei; demorei para configurar; compilar levou até menos, uns
5 > dez minutos eu acho.
6
7 Ah bom. Essa questão da demora na configuração é bastante comum, eu
8 mesmo muitas vezes ainda releio muitos helps que eu ja li muitas
9 vezes, e mais por curiosidade que por não saber se tenho que habilitar
10 ou não alguma opção.
11
12 A dica que eu dou pra não devanear muito na configuração é não ter a
13 ilusão de que tu vai fazer um kernel perfeito na primeira vez,
14 habilitando tudo que tu quem sabe possa vir a usar no futuro. Vá
15 direto ao ponto, acerte seu processador, driver de rede, vídeo e os
16 mais importantes, contrador da HD e FS do /. As outras opções tu deixa
17 para habilitar quando descobrir que precisa delas, é um processo de
18 habilitar, recompilar e, se necessário, rebooar que vai levar menos de
19 10 minutos quando tiver que ser feito. Inclusive se tu habilitares uma
20 opção nova como módulo é só dar o make modules_install e ja dar o
21 modprobe, nem precisa reiniciar.
22
23 > No início do ano passado eu instalei o Gentoo e também fiz esse processo
24 > todo. A minha máquina não mudou de lá para cá mas resolvi fazer novamente do
25 > zero para ver o tamanho que ficaria. Curiosamente, ano passado ficou com
26 > 1,5MB mais ou menos e desta vez ficou com uns 2,9MB, e não me parece que eu
27 > tenha deixado coisa demais, a não ser que tenham sido os módulos de som e
28 > rede que da outra vez eu compilei como módulo e agora compilei embutido
29 > (built-in).
30
31 Realmente esses drivers não pesam tanto mas o próprio kernel vem
32 aumentando com o tempo. O meu aqui, que ta com tudo compilado junto,
33 tem 3,2MB.
34
35 []
38 thiago