From: Thiago <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] problemas com reiserfs
Date: Thu, 13 Apr 2006 05:03:14
1 O testdisk já me quebrou vários galhos, mas nesse caso o testdisk não se
2 adequaria, eu acho, pois pelo que entendi a HD não perdeu a tabela de
3 partições, apenas o sistema de arquivos ficou corrompido. Mas mesmo assim
4 o pacote do testdisk pode te quebrar esse galho.
5
6 O que eu faria é o seguinte:
7 - Primeiro coloca esse HD num outro micro, e de preferência um que tenha
8 uma quantidade considerável de espaço livre.
9 - Agora precisamos saber se o testdisk te ajuda nesse caso. Suponhãmos que
10 tenhas colocado a HD como hdb, então:
11 # cfdisk /dev/hdb
12 - Se a tabela de partições está intacta então o testdisk não resolve o
13 problema. Eu particularmente torceria para que o problema fosse esse, pois
14 o testdisk encontraria as partições na HD e criaria uma tabela de
15 partições nova com as referências corretas provavelmente em menos de 5
16 minutos (exagerando, já vi ele fazer isso em 10s, é só cancelar o resto do
17 trabalho quando tu sabe que ele achou todas as partições), o que faria
18 tudo voltar ao normal num simples reboot.
19 - Então se a tabela de partições está intacta use o reiserfsck mesmo, sem
20 parâmetros. Se ele pedir alguma coisa tu faz, senão deixa quieto. Já fiz
21 coisa que ele não pediu e deu uma merda grande, usei o parâmetro
22 --scan-whole-partition junto com o --rebuild-tree. Logo após fui obrigado
23 a dar um mkreiserfs :P
24 - Se a tabela de partições contém a referência correta sobre o inicio da
25 partição e mesmo assim o reiserfsck não consegue conserta-la então esqueça
26 suas chances de resolver esse problema de forma rápida e fácil, mas nem
27 tudo está perdido. Primeiro: Só existe essa partição nessa HD? As outras
28 partições estão funcionando ou também deram pau? Quem sabe você tenta
29 passar o testdisk mesmo assim pra ver se ele não monta uma tabela de
30 partições diferente da atual, é difícil que isso funcione mas não custa
31 nada tentar.
32 - Se não tem jeito de montar a partição mesmo então você definitivamente
33 vai precisar que essa HD esteja em outro computador, e quem vai salva-lo
34 não é o testdisk, mas sim um outro programa que vem no mesmo pacote, o
35 photorec. O photorec a princípio foi desenvolvido para recuperar fotos de
36 uma câmera digital formatada por engano ou com o sistema de arquivos
37 corrompido, mas pode detectar uma grande quantidade de tipos de arquivos
38 em qualquer mídia, seja uma HD corrompida, particionada ou não, um CD-RW
39 apagado por engano, um pendrive zerado, etc. Na página não diz, mas eu
40 testei e ele funciona em reiserfs, até em reiser4 ele funcionou nos meus
41 testes agora. Aqui está a página dele pra ti dar uma olhada com mais
42 detalhes: http://www.cgsecurity.org/wiki/PhotoRec
43 - Quando você chamar o photorec na linha de comando esteja numa pasta
44 vazia numa partição com bastante espaço livre, pois é nessa pasta que ele
45 vai jogar tudo que ele encontrar. Cuidado que o HD enche rápido assim,
46 você terá que monitorar tudo que ele está criando porque volta e meia ele
47 cria arquivos gigantes, isso provavelmente acontece porque ele acha o
48 descritor do início do arquivo mas não acha uma indicação de que o arquivo
49 acabou porque a indicação está corrompida, então ele sai copiando de um HD
50 pro outro até axar o indicador de final do próximo arquivo no disco. Se
51 isso estiver lonje ele pode criar arquivos de vários gigas. Se o espaço
52 livre na partição onde você está recuperando seus dados ficar muito
53 pequeno e você não estiver conseguindo dar conta do que o photorec está
54 criando então vá no terminal onde ele está rodando e digite Ctrl + Z para
55 o processo entrar em stop. Quando você tiver terminado de limpar o que não
56 te interessa volte ao terminal dele e digite fg para ele voltar a rodar.
57 - Você pode estar pensando "Porque eu não iria querer salvar todos os
58 arquivos?". Se você tiver que usar o photorec então conforme-se em
59 recuperar apenas seus dados mais importantes pois ele não sabe ler o
60 sistema de arquivos, apenas procurar bytes específicos no disco, ou seja,
61 ele não recupera a árvore de diretórios e tampouco o nome dos arquivos pra
62 você, o negócio é salvar os dados mais importantes, zerar o HD bagunçado e
63 começar dinovo.
64
65 Muito boa sorte pra você.
66
67 Pessoal, desculpem o e-mail grande, é que eu já passei algumas vezes por
68 esse tipo de problema e resolvi colocar tudo que eu acumulei de
69 experiência ao longo dos anos nesse assunto de forma bem mastigada para
70 ter certeza de que eu fiz o melhor que eu podia para que nosso amigo tenha
71 pelo menos algum êxito ao invés de perda total.
74 > Só pra completar o email do claudio,
75 > o testdisk (citado no tutorial) funciona bem e está na
76 > arvore do portage ...
77 >
78 > []'s
79 > tenorio