From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Framebuffer todo preto (era: Onde está meu SATA?)
Date: Fri, 04 Jan 2008 05:18:02
1 Criei outro tópico de novo.
2
3 Em 03/01/08, Alex Andrade Figueiredo<alex.afnet@×××××.com> escreveu:
4
5 > Outra coisa é que minha tela de inicialização, e meus tty com framebuffer
6 > ficam em tela preta. O sistema inicia com a tela totalmente preta e a
7 > primeira imagem é somente o logo da NVIDIA e logo depois o GDM
8
9 Já tive esse problema, mas faz tempo e não me lembro mais exatamente o
10 porque dele.
11
12 Vou lhe dar as coordenadas que sempre funcionam:
13
14 - Vá na configuração do seu kernel;
15 - habilite "Device Drivers -> Graphics support -> Support for frame
16 buffer devices -> VESA VGA graphics support -> VESA driver type ->
17 vesafb-tng" dentro do kernel e não como módulo;
18 - logo em seguida, em "VESA default mode", coloque "1024x768-16@60"
19 - desabilite qualquer outro driver de framebuffer, não existe motivo
20 para se usar mais que um. Não habilite o driver de framebuffer da
21 nvidia porque ele é incompatível com o driver proprietário, e o vesafb
22 funciona bem.
23 - depois vá em "Console display driver support" e habilite "Video mode
24 selection support" e "Framebuffer Console support".
25 - por último, caso deseje, pode hablitar "Support for the framebuffer
26 splash". O splash é um dos motivos para preferir sempre o vesafb,
27 porque poucos drivers de framebuffers possuem suporte a splash, e o
28 vesafb é um dos que suporta.
29 - Agora passe os seguintes parâmetros pro kernel, na inicialização:
30 "video=vesafb:ywrap,mtrr:3". E caso queira momentaneamente bootar com
31 outra resolução você pode adicionar ",800x600-24@75" nesses parâmetros
32 para bootar com essa outra resolução.
33
34 O vesafb-tng não funciona em todas as placas, por exemplo, nas via.
35 Então quando isso acontecer use o vesafb padrão. As diferenças são que
36 não é possível definir uma resolução padrão (a padrão é 640x480, o que
37 vai dar naquele mesmo tamanho do velho e conhecido modo texto, mas em
38 modo gráfico), não é possível escolher a taxa de atualização da tela e
39 o modo de se passar esses parâmetros pro kernel são um pouco
40 diferentes, assim: "video=vesafb:ywrap,mtrr:3 vga=0x317". Esse número
41 da variável vga você encontra em
42 "/usr/src/linux/Documentation/fb/vesafb.txt".
43
44 Ja faz um tempo que eu não uso o vesafb e não tive como testar agora,
45 então se eu estiver enganado em alguma coisa alguém vai me corrigir.