From: Renan Rangel <rvr777@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Artigo sobre desempenho do Portage
Date: Tue, 20 Oct 2009 10:54:26
1 Eu uso uma partição específica para a árvore do portage, usando reiserfs com
2 bs de 4k e foi a maneira que ficou mais rápida... até agora. Fiz uns testes
3 para ver a velocidade que demora procurar por "gnome":
4 ------------------------------
5 reiserfs, blocksize 4kb:
6
7 sync; echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
8 time emerge -s gnome
9
10 real 0m50.183s
11 user 0m1.823s
12 sys 0m0.814s
13
14 Executando o mesmo comando pela segunda vez:
15
16 time emerge -s gnome
17
18 real 0m2.019s
19 user 0m1.673s
20 sys 0m0.198s
21
22 ------------------------------
23 reiserfs, blocksize 1kb:
24
25 sync; echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
26 time emerge -s gnome
27
28 real 0m42.083s
29 user 0m1.829s
30 sys 0m1.051s
31
32 Executando o mesmo comando pela segunda vez:
33
34 real 0m1.822s
35 user 0m1.577s
36 sys 0m0.179s
37
38 ------------------------------
39
40 Ou seja, o ganho de performance em diminuir o block size não é muito
41 grande... O que mais demora é executar o emerge pela primeira vez, depois
42 disso, os arquivos já estão em cache e o tamanho do inode não vai
43 influenciar muito.
44
45 Acho que a única coisa que melhora mesmo, é o uso do espaço em disco, que é
46 o objetivo do post do flameeyes.
49 Renan Rangel
52 2009/10/19 Bruno Linhares <oandarilho01@×××××××××.br>
53