From: Marcelo Andrade <mrrandrade@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Off? Empresas com modelo de negócios baseadas em open source
Date: Tue, 04 Oct 2005 08:07:11
Bom pessoal, talvez vocês possam me dar uma mãozinha nessa questão :-)
Talvez meio off, mas como a comunidade Gentoo normalmente é mais
ilustrada... ;-)

Estou fazendo um seminário de fim de graduação, e após muito conflito
com o professor - que pediu para falar sobre alguma "tecnologia de
ponta" recente, e, para mim, não há nada mais "de ponta" que software
livre ;-) -, finalmente ele cedeu e efetivamente consegui fazer com que
meu tema fosse software livre, modelo open-source e estratégias de
negócios baseadas nestes modelos. Idéias para o meu trabalho, caso
alguém tenha se interessado pelo tema, estão em:

http://management.itmanagersjournal.com/management/04/05/10/2052216.shtml?tid=85
http://www.extropia.com/tutorials/misc/opensourcebiz.html

Mas sim, basicamente o que eu estou procurando são casos práticos de
empresas nacionais (minúsculas, pequenas, médias ou gigantes) cuja
atividade principal esteja diretamente relacionada com software livre ou
modelo de desenvolvimento open-source. Eu já fui capaz de localizar
muitas (?) empresas que se dizem com ênfase em software livre, mas
basicamente os planos de negócios incluem instalação / suporte sobre
servidores GNU/Linux e alguns minguados treinamentos. Pouquíssima coisa
trabalhando o lado do desenvolvimento open-source do negócio.

Será que alguém conhece algum bom exemplo de empresa com plano de
negócios baseado em open-source para que eu possa entrar em contato e
mostrar que software livre e open-source são sim estratégias viáveis?

[]'s Marcelo