From: Fernando Boaglio <boaglio@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] erros bizarros =(
Date: Wed, 14 Dec 2005 11:57:08
1 Pois é, mais uma vez eu e meus erros bizarros... =/
2
3 Bom, seguindo a sugestão da lista fiz um upgrade da minha máquina! =D
4 Agora estou com um AMD64 3200+ com 1GB RAM Coursair (testado 100% no
5 memtest)
6 e uma placa mãe Asus A8V Deluxe atualizada com a última versão de BIOS
7 existente.
8
9 O que aconteceu foi o seguinte: segui o tutorial de migração do AMD64, que
10 sugere
11 reinstalar tudo através somente do stage3, pois o 1 e 2 não são suportados.
12
13 Beleza... fiz a instalação... foi ok, deixei compilando tudo...Xorg,
14 mozilla, KDE, gaim,apache...tudo.
15
16 Compilou e usei por uns dias ... aí começou a acontecer umas coisas
17 estranhas, tipo
18 o HD de 80Gb que tem só o Gentoo simplesmente parava de funcionar.
19
20 Eu usava o KDE numa boa e de repente escutava um estalo...aí tudo começava a
21 dar
22 erro...era como se eu puxasse o cabo de força do HD.... qualquer operação,
23 até um
24 simples ls dava "permissão negada"... tentava apelar para um boot e recebia
25 a mensagem
26 "/sbin/shutdown - permissão negada" =(
27
28 Desse jeito só metendo o dedo no gabinete para desligar a máquina. =(
29
30 No começo eu tentei desabilitar o Power Management da placa mãe. Bootava,
31 funcionava
32 tudo... dava alguns minutos e dava o problema de novo.
33 Uma vez eu tentei ligar a máquina e dessa vez o S.M.A.R.T. desse HD (que tem
34 nem um ano)
35 deu a mensagem no boot: "BAD STATUS: Backup and Replace HD" . Como é que
36 pode
37 isso? Na máquina antiga nunca deu esse problema!
38
39 Bom, pra tentar solucionar isso eu fui na BIOS e desabilitei o S.M.A.R.T.
40 para esse HD e
41 aparentemente funcionou... não testei muito tempo pra ver, mas parece que
42 dessa vez foi. =/
43
44 Aí como se não fosse pouco problema fui tentar acessar a rede e nada! =(
45
46 A minha máquina tem duas placas, a eth0 para a rede local: 10.* e a eth1 com
47 um ip fixo válido
48 ligado ao gateway (modem ADSL do Speedy).
49
50 No messages vi mensagens assim:
51
52 eth1: Tx timed out, lost interrupt?
53
54 O que pode ser isso ? Verifiquei a placa eth1 e ela estava usando :
55 IRQ5 e E/S 0xb000
56
57 Em seguida bootei a máquina e testei com o Kurumin: ele configurou a eth1 da
58 mesma maneira (IRQ e E/S) e acessou a internet normalmente!
59
60 Pensando no que pode ter causado esses problemas:
61
62 - alguns desses crashes do HD detonou algum binário
63 (ifconfig?route?algum outro do system?)
64 - algum problema no HD (que funcionava normal até ontem)
65 - algum problema na placa mãe (que está com a última versão da BIOS)
66
67 Alguma orientação??? Alguma luz? Valeu a ajuda!!!!
70 []'s
71 boaglio@×××××.com