From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Configurar o Hal
Date: Tue, 22 Dec 2009 17:32:40
1 2009/12/22 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2
3 > O Hal não tem nenhuma interface que facilite a operação de configuração?
4 > Pelo kde4 pelo menos não achei nenhuma.
5 >
6 > Se não tiver queria registrar aqui a minha completa tristeza com esse sistema meio antiquado que o hal tem para ser configurado criando arquivos.
7
8 Eu acho que não é dada muita atenção a necessidade de uma interface de
9 configuração mais amigável para o hal porque hoje a gigantesca maioria
10 dos usuários de linux usa gnome ou kde, que podem fazer gerenciamento
11 próprio do mapeamento do teclado. Assim o X sempre usa a configuração
12 padrão, considerando o teclado como padrão americano, e os usuários de
13 ubuntu e assemelhados configuram seus teclados via gnome ou kde.
14
15 Quem prefere um gerenciador de janelas mais simples provavelmente será
16 um usuário mais avançado e terá condições de entender o sistema de
17 configuração do hal, o que faz com que uma interface mais amigável
18 para o hal não seja realmente necessária.
19
20 Acho que é isso, mas se alguém tiver uma explicação melhor que aminha
21 que se pronuncie.
22
23 []s
26 thiago