From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Filesystem
Date: Thu, 15 Oct 2009 17:10:20
1 2009/10/15 Raphael Bastos <tecnologia@×××××××××××××××××.br>:
2
3 > Uso o reiserFS a mais de 10 anos, e to querendo algo mais veloz pro meu
4 > notebook, ja q troquei o HD. Alguém recomenda outro FS? Algum de vcs chegou
5 > a testar o ext4?
6
7 10 anos! Acho que ta na hora de trocar o notebook mesmo. :P
8
9 Mas essa busca pelo fs perfeito é antiga e não tem solução, eu usava
10 reiserfs pra desktop até +- um ano atrás e agora tenho usado xfs, mas
11 acho que com reiser o desempenho era um pouco melhor. O xfs tem
12 desfragmentação, se tu ainda não ta usando ssds isso pode ser
13 interessante.
14
15 O tal do btrfs, que ta chegando, promete um desempenho mais
16 interessante, mas ainda ta em desemvolvimento.
17
18 Algumas pessoas gostam do jfs, dizem que ele é bem seguro mas o
19 desempenho dele é melhor para arquivos grandes, o que pode ser o caso
20 do /home mas não do resto dos diretórios de um sistema linux.
21
22 Mas enfim, tudo isso é muito relativo, muitas vezes tu vais conseguir
23 mais desempenho tunando o fs que tu ja usas do que trocando de fs. Mas
24 a tunagem errada pode expor mais os teus dados a um desligamento
25 repentino, então é melhor pensar bem no que tu queres. Eu ultimamente
26 tenho achado que o mais importante é garantir que os dados fiquem
27 integros e o fs não exija um fsck a cada desligamento do que arriscar
28 meus dados para conseguir milissegundos no boot ou na abertura do
29 firefox.
30
31 Não usei ext4 ainda, não tenho nada a dizer sobre ele.
32
33 []s
36 thiago