From: Pablo Hess <natunobilis@××××××××.org>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] [RESOLVIDO] Linux 2.6.33 + i915 KMS = console off?
Date: Fri, 16 Apr 2010 02:09:11
1 Caríssimos, escrevo com um problema e a sua solução (que aparentemente
2 ninguém descobriu em toooooda a Internet), que talvez seja útil para
3 mais alguém nesta lista.
6 PROBLEMA:
7
8 Meu laptop (e aparentemente os de muitas outras pessoas também), a
9 partir do vanilla-source-2.6.32, passou a não mostrar mais o console
10 no boot quando eu ativava o KMS. Era como se o display estivesse
11 realmente desligado.
12
13 Para conseguir usar o sistema, era preciso desligar o KMS (opção
14 'i915.modeset=0' na linha do kernel no Grub).
15
16 Porém, quando eu adotei o 2.6.33 e atualizei as dependências do Xorg,
17 o problema piorou: o Xorg agora precisava do KMS para funcionar, mas o
18 console ficava todo preto com o KMS ativado.
21 CAUSA:
22
23 Aparentemente, um dos commits do kernel 2.6.32-rc7 causou o problema.
24 Ele fez o kernel dar ouvidos ao status do display informado pela BIOS
25 durante o boot. E a BIOS do meu laptop, assim como a de alguns outros,
26 informa (erroneamente) no boot que a tampa está fechada (=display
27 desligado).
30 SOLUÇÃO:
31
32 A solução foi forçar o kernel a interpretar a tampa do laptop como
33 aberta. Para isso, basta incluir uma opção na linha do kernel:
34
35 video=LVDS-1:e
36
37 Esse 'e' no final significa "enabled". Para fazer o contrário e forçar
38 a tampa a ser interpretada como fechada no boot (quem teria interesse
39 nisso???), basta usar a letra 'd' no lugar.
42 RESULTADO:
43
44 Kernel vanilla 2.6.33 com i915 + KMS + letrinhas pequenas no console
45 (a 1280x800) + Xorg funcionando.
46
47 No Ubuntu, eles resolveram isso retirando do kernel o commit que
48 mudava o comportamento antigo.
51 Espero que isso seja útil para mais alguém. Pra mim, foi Eureka total. :)
52
53 Abraços!