From: Magno Torres <magnotorres@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Useradd
Date: Mon, 27 Mar 2006 23:32:05
1 Pessoal,
2
3 Me refiro as padronizações do comportamento default.
4 Claro, sem nunca perdermos a possibilidade de mudar o quanto quisermos
5 e pudermos :)
6
7 Mas o default ao meu ver tem que ser padronizado.
8 Por que os usuários não tem medo de windows?! Por que desde 95 ele não
9 mudou quase nada. Então para a maioria dos usuários que não são como
10 nós, e mesmo para uma boa parcela dos administradores de sistemas, a
11 padronização é algo valorizado.
12 O que nos diferencia daquele sistema de redmont?! As possibilidades
13 continuariam sendo infinitas aos que estiverem dispostos, como nós, a
14 ir a fundo no sistema.
15 Sabe, é chato pacas um nego perguntar pra vc (dando um exemplo chulo)
16 "olha, como adiciono um usuário no linux?"
17 Ai vc tem que perguntar, qual a distro?! :) Se tivesse um padrão ai
18 blz, vc falava, faz o comando X, e se quiser que o X seja Y,
19 acrescenta a opção Z no comando.
20 Mas felizmente a maioria dos comandos funcionam de forma padronizada
21 em todas as distros.
22 Outra coisa, o default tem que ser o mais seguro possível, seria legal
23 que no manual fosse enfatizado instalar o iptables e colocar regras
24 default de segurança.
25 Nem todos sabem configurar um sistema de forma segura, se vc deixa na
26 mão do usuário ou do admin novato, muitas vezes pode ser uma péssima
27 decisão e sujar o nome da distro.
28 Eu iria ainda mais longe, eu adoro o KDE mas não suporto a disparidade
29 com que o gnome é mais rápido, então, seria totalmente a favor de
30 migrar todo o código C++ do kde para o GTK, desde que fosse mantido a
31 usabilidade e skins do kde.
32 Com isto ganhariamos ainda mais velocidade no kde, e uma base única
33 para a biblioteca desktop, com um imensurável ganho em memória livre,
34 já que carregar um konqueror e um epiphany carregam muitas libs que
35 tem funções semelhantes mas cada um ocupa sua porção de memória. Além
36 disso, ganharíamos uma base única de desenvolvimento, já pensou se
37 cada um quisesse fazer o kernel do linux do seu jeito?! A meu ver é
38 isso que acontece com gnome e kde, poderiam juntar o que existe de bom
39 nas duas distros e fazer uma distro hibrida... Todos sairiam ganhando,
40 exceto o egocentrismo que paira hoje em dia nelas.
41 Quem não fica decepcionado devido a voracidade de memória que um
42 desktop linux consome? Eu mesmo já estou com 1GB, agora não passo
43 vergonha quando carrego um simples im java do icq/msn no meu firefox
44 :)
45 Só pra refletir mesmo...
46 Flames > /dev/null 2>&1
47