From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Configurar o Hal
Date: Wed, 23 Dec 2009 10:12:32
1 2009/12/22 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2
3 > A propósito, que gerenciador de janelas leve os senhores utilizam?
4
5 O mais adequado seria abrir um outro tópico pra isso mas quem sabe
6 essa discussão nem se estende muito.
7
8 O gerenciador de janelas, ja que existem tantos, acabou se tornando
9 uma escolha muito pessoal. Pra quem da importância para beleza, quer
10 muitas configurações e pouco investimento de tempo e quase sem
11 esforço, ou seja, quase todo mundo, acaba indo com gnome ou kde mesmo.
12
13 Já eu sempre dei mais importância para leveza e atalhos de teclado e
14 quem tem me contemplado melhor nos últimos anos é o iceWM. Tem outros
15 bem leves também e que te deixam fazer quase tudo pelo teclado mas o
16 icewm eu acho que é o de aparência menos bizarra dos que ja vem
17 pré-configurados para não dependerem de um mouse.
18
19 A um tempo atráz um amigo meu me mostrou o ion, também com essa idéia
20 de fazer tudo pelo teclado, mas a diferença dele é que ele só mostra
21 janelas em tela cheia e uma janela por área de trabalho, aí tu tem
22 direto uma tecla de atalho que te permite criar novas áreas de
23 trabalho enlouquecidamente. A idéia até que é interessante mas esqueça
24 o ion se você usa o gimp.
25
26 Como eu não fico olhando para a beleza das bordas das minhas janelas e
27 muito menos para um desktop sem janelas eu não me importo com o fato
28 do icewm não suportar ícones. Ele até suporta papel de parede mas eu
29 também ignoro essa função. Como os programas gráficos que eu uso no
30 dia-a-dia basicamente são o firefox, o konsole, do kde mesmo, e o amsn
31 eu acabo nem olhando quase para o que o icewm tem para me mostrar.
32 Como com um simples ctrl + alt e para um lado e para o outro eu
33 alterno entre as áreas de trabalho, segurando o shift eu levo junto
34 uma janela e com ctrl + alt + teclado numérico de 1 a 9 eu jogo as
35 janelas os cantos, lados ou para o meio da tela eu acabo usando o
36 mouse praticamente só dentro do firefox. A propósito, em qualquer
37 computador com menos de 6 anos o icewm não leva mais que uns 3 ou 4
38 décimos de segundos para estar pronto para usar.
39
40 Atualmente eu não conheço alguém que esteja usando o icewm, mas ele
41 tem me atendido bem e por enquanto eu não penso em trocar. Mas, como
42 eu ja disse, as opções hoje são tantas que essa escolha se tronou uma
43 opção muito pessoal.
44
45 []s
48 thiago