From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Acesso remoto ao serial
Date: Fri, 27 May 2011 14:48:36
1 2011/5/27 yermandu <yermandu@×××××.com>
2
3 > Olá
4 >
5 > Gostaria de acessar outro computador remoto usando o console serial. Pelo
6 > que procurei na internet o programa minicom acessa porta serial mas usando
7 > um modem ... coisa que não disponho. Cheguei então ao seguinte programa
8 > http://ser2net.sourceforge.net/ o que ele faz é conectar um computador da
9 > rede há uma porta serial em outro computador. Até instalei mas não consigo
10 > me conectar ao outro computador. Teria algúem ai com alguma idéa de como
11 > faço isso?
14 Se você tem REDE sua melhor opção é SSH, console serial é um acesso físico,
15 geralmente para emergências (quando você perde todas as outras interfaces
16 pela rede).
17
18 Lembrando que uma porta serial é um dispositivo no Linux (um nó no /dev, uma
19 tty, se não me engano ttyS0), você coloca um login shell escutando nessa
20 porta e tá feito, mas você só tem acesso a ela diretamente de outro
21 computador pela serial (usando minicom para acessar a porta diretamente).
22
23 Faz séculos que não configuro um acesso dessa forma, mas já acessei
24 roteadores e aceleradores assim para manutenção tanto pelo Linux (minicom)
25 como pelo Windows (hyperterminal).
28 Daniel da Veiga