From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Acesso remoto ao serial
Date: Fri, 27 May 2011 14:48:36
2011/5/27 yermandu <yermandu@×××××.com>

> Olá > > Gostaria de acessar outro computador remoto usando o console serial. Pelo > que procurei na internet o programa minicom acessa porta serial mas usando > um modem ... coisa que não disponho. Cheguei então ao seguinte programa > http://ser2net.sourceforge.net/ o que ele faz é conectar um computador da > rede há uma porta serial em outro computador. Até instalei mas não consigo > me conectar ao outro computador. Teria algúem ai com alguma idéa de como > faço isso? >
Se você tem REDE sua melhor opção é SSH, console serial é um acesso físico, geralmente para emergências (quando você perde todas as outras interfaces pela rede). Lembrando que uma porta serial é um dispositivo no Linux (um nó no /dev, uma tty, se não me engano ttyS0), você coloca um login shell escutando nessa porta e tá feito, mas você só tem acesso a ela diretamente de outro computador pela serial (usando minicom para acessar a porta diretamente). Faz séculos que não configuro um acesso dessa forma, mas já acessei roteadores e aceleradores assim para manutenção tanto pelo Linux (minicom) como pelo Windows (hyperterminal). -- Daniel da Veiga